A Gascom Equipamentos Industriais, do mercado de veículos especiais de apoio logístico operacional, automatizou e integrou os processos internos com a solução de gestão corporativa da Benner Sistemas. As informações descentralizadas e o excesso de processos manuais que resultavam em morosidade operacional foram os principais fatores que fizeram com que a empresa decidisse buscar por um software de gestão empresarial.
Todo o processo de gestão das áreas comercial, financeira, custos, almoxarifado, contabilidade, compras, engenharia e produção é agora realizado por meio do software ERP Benner Corporativo, que foi implementado pela Metalsystem, parceiro regional sediado em Cravinhos, interior de São Paulo. A integração de informações e a adaptação de rotinas específicas de cada departamento da empresa ao sistema geraram benefícios aos usuários de todos os setores.
“Muitas tarefas que eram exercidas manualmente, com a automatização passaram a ter um controle mais eficiente e demandar menos tempo”, afirma Fábio Villar de Andrade, gerente de TI da Gascom. Ao todo, 60 funcionários da empresa são usuários do sistema e passaram por treinamento para assimilar novos processos e práticas incorporadas ao dia-a-dia.
Com o módulo de faturamento, a equipe de vendas elabora orçamentos, controla a carteira de pedidos de vendas, as visitas e contatos de clientes, acessa a tabelas de preços, avaliação de clientes, entre outras funções. Além da estruturação dos processos, um dos principais resultados foi a consolidação dos resultados de vendas. “Agora, com os dados centralizados e padronizados, podemos utilizar o sistema gerador de relatórios para acompanhar os resultados de vendas, ou ainda, para filtrar as informações de vendas por produto, setor, estado ou cliente”, explica.
Os módulos implantados atendem as especificidades de cada área da empresa. Entre eles estão orçamento; contábil; estoque; além dos módulos financeiro, compra e escrita fiscal. O módulo de produção já esta em utilização porém esta em fase de implantação e adequação. Além do software ERP, a empresa adquiriu também o Benner RH, módulo para auxiliar o gestor da área nos processos do departamento, permitindo que os profissionais gastem menos tempo com o dia-a-dia operacional, e se dediquem mais ao planejamento estratégico e ao cuidado com o capital humano da empresa. Tarefas operacionais, como por exemplo, a emissão de folhas de pagamento, são realizadas com agilidade e precisão, sem demandar grande esforço da equipe.