O Ibope Mídia divulgou, recentemente, resultados de um estudo realizado entre julho de 2005 e julho de 2006, sobre a visão do brasileiro com relação à economia nacional. Dentre os entrevistados, 45% disseram estar otimistas com a atual situação do Brasil, superando os 32% que deram essa mesma declaração na pesquisa realizada entre novembro de 2002 e julho de 2003. A percepção positiva também aumentou entre os que esperam que a situação esteja melhor em um ano: 75% disseram acreditar que a economia nacional vai melhorar, contra 73% na análise anterior.
Dados regionais da pesquisa – que ouviu 16.768 pessoas das principais regiões metropolitanas do País – revelaram que 53% da população analisada em Salvador vê a situação atual como melhor do que um ano atrás. Os soteropolitanos são mais otimistas também com relação à situação futura, percepção comum a 88% dos entrevistados da cidade. Já os brasileiros menos otimistas estão em Fortaleza, onde apenas 38% dos entrevistados acreditam que a situação atual está melhor do que no ano anterior.
O Target Group Index é um estudo single source, realizado no Brasil pelo Ibope Mídia há sete anos, em parceria exclusiva com o Kantar Media Research. Esse estudo é feito simultaneamente em 59 países para possibilitar análises comparativas entre mercados. Para esta pesquisa, o Ibope entrevistou 16.768 pessoas entre 12 e 64 anos, das classes A-B-C e D-E, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza e Brasília, além do interior do Sul e Sudeste, incluindo interior de São Paulo.