O Banco Santos adquiriu a plataforma de Business Intelligence MicroStrategy 7i, com a perspectiva de que até 2003 esta implementação incremente a geração de novos negócios para a companhia. A iniciativa é resultado de uma reestruturação tecnológica que tinha como desafio a distribuição eficiente de dados vitais para os diversos setores da instituição. Para sanar o problema foi realizado um mapeamento de todos os sistemas do banco. O passo seguinte foi buscar uma tecnologia avançada que oferecesse facilidade de acessos aos usuários, além de ser capaz de otimizar os processos de busca e retenção das informações.
“O benefício mais direto da utilização da tecnologia MicroStrategy será o aumento do grau de personalização e incremento da geração de ações estratégicas para atender melhor a base de clientes e prospectar novos correntistas”, explica Walter Fachini, gerente de Database Marketing do Banco Santos.
O BI MicroStrategy 7i será responsável pela unificação de todas as informações do banco de dados das áreas de marketing e marketing intelligence, produto, controladoria e fundos de todas as empresas do grupo, ou seja, os setores de capitalização, seguros, cartão de crédito, entre outros, terão suas estratégias centralizadas na internet. “Isso vai imprimir uma dinâmica muito maior no acompanhamento da performance do cliente uma vez que informações que antes eram trocadas por telefone agora serão acessadas via web”, conta Fachini.
No projeto completo que deverá ter sua implementação finalizada em 2003, o Banco Santos está investindo aproximadamente US$ 150 mil. A expectativa é diminuir a perda de negócios e obter um ganho em 20% no desempenho dos Officers (representantes do banco no mercado) da instituição.