Já está no site da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o ranking das prestadoras de telefonia móvel. O ranking se baseia no indicador Taxa de Reclamações por 1000 Acessos Móveis e sua publicação integra o elenco de medidas, anunciadas pelo presidente, para estimular a melhoria de qualidade no atendimento aos usuários e assinantes do Serviço Móvel Pessoal (SMP).
O ranking publicado hoje traduz as 19.382 reclamações apresentadas por assinantes à Assessoria de Relações com o Usuário (ARU) da Agência no mês de fevereiro, por meio da central de atendimento 0800 33 2001. A atualização do ranking será semanal, sempre considerando os últimos 30 dias. Em janeiro foram registradas 25.726 queixas à central de atendimento da Agência, de um total de 66,6 milhões de acessos móveis em operação. A queda de 32,7% entre o número de reclamações registradas pela ARU em janeiro e as de fevereiro reflete, de acordo com a ARU, a atipicidade daquele mês, que, além de 28 dias (três dias a menos que janeiro), teve também os feriados de carnaval.
A base de assinantes do SMP subiu para 67.413.030 em fevereiro, contra os 66.601.929 de acessos móveis em operação no mês anterior. Houve um acréscimo de 811.101 novas habilitações naquele mês.