A Cedae, que fornece serviço de saneamento para cerca de 9 milhões de pessoas no estado do Rio de Janeiro, buscava uma alternativa para oferecer à sua crescente base de clientes a comodidade do pagamento de contas por meio de serviços móveis. No contexto de empresas de saneamento no Brasil, percebendo as tendências tecnológicas na direção da mobilidade, a Cedae inovou e implementou mais essa possibilidade de acesso aos seus serviços.
Com o ClearPath ePortal – um processador no servidor Unisys ClearPath Libra – a Unisys criou uma interface para o aplicativo on-line de pagamento da Cedae. Usando seus smartphones, os consumidores poderão acessar uma página segura no site da empresa de saneamento que fornece o código de barras da conta. Leitores óticos leem os dados da tela do smartphone e processam a transação por meio da rede bancária, sem que o consumidor precise imprimir o recibo. O aplicativo também permite que os usuários visualizem comprovantes eletrônicos e históricos de pagamentos.
“Nosso objetivo é facilitar que nossos consumidores paguem suas contas sempre que lhes for conveniente, independente de onde estiverem – no trabalho, em casa, no supermercado, ou qualquer outro lugar”, diz Wagner Victer, presidente da Cedae. “A solução móvel da Unisys possibilitou à Cedae empreender uma iniciativa ousada que não apenas ajuda a simplificar nossas operações, mas também oferece aos nossos clientes mais flexibilidade no gerenciamento de seus negócios pessoais”.
“Com este sistema, a Cedae se estabelece como a primeira empresa de saneamento do país a tornar a conveniência ao consumidor parte da sua estratégia de TI e negócios”, afirma Daniele Ribeiro, diretora de soluções tecnológicas da Unisys Brasil. “A solução para a Cedae também demonstra o nosso comprometimento em trazer aos clientes práticas inovadoras que se utilizam das últimas tecnologias em ambientes seguros e de missão crítica”.