Chevron implementa solução de e-Business


A Chevron Brasil Ltda., detentora da marca Texaco, foi mais uma empresa que decidiu utilizar soluções de e-Business para melhorar a performance nos negócios. Tudo começou em setembro de 2004, quando na época a empresa procurou por uma solução que resolvesse, entre outros problemas, o extravio de documentos e agilizasse a integração e troca de informações com as transportadoras de lubrificantes de forma eletrônica. Para isso, a empresa começou a utilizar soluções da TIVIT, empresa de serviços de gestão de tecnologia da informação.

“Uma das condições para trabalharmos com a TIVIT era que a empresa tinha que atender nossas exigências que são extremamente rigorosas, em relação à segurança da informação, assim como entender as necessidades do negócio. Tudo isso foi cumprido em pouco mais de um mês”, afirma Silvana Bitencourt da Chevron Brasil.

Por conta do projeto realizado em parceria com a TIVIT, a Chevron teve um ganho de produtividade, melhorou o gerenciamento com os clientes, tornou os processos internos mais claros, reduziu os erros de digitação, além de obter uma maior segurança no pagamento junto aos transportadores. “Com a implantação das soluções de e-Business da TIVIT, pudemos oferecer melhores prazos de pagamento aos nossos colaboradores”, fala Silvana.

Tecnologia para todos – Uma outra preocupação da Chevron, antes de decidir por qual solução de e-Business a ser utilizada, era atender os negócios das grandes até as pequenas transportadoras. Para isso, os técnicos da TIVIT e da Chevron chamaram as empresas de transporte e realizaram um treinamento. “Mostramos para eles como era simples todo esse processo. Para isso, adotamos um lay-out comercial padrão, sendo que as transportadoras não tiveram nenhuma despesa de desenvolvimento para a utilização das soluções disponíveis”, afirma Silvana.

Gimenes destaca o trabalho feito junto as pequenas transportadoras. “Geralmente, essas transportadoras não contam com um ERP disponível. Assim, oferecemos pela Internet o E-FORMS, que é um formulário, onde as pequenas transportadoras podem colocar todas as informações de um serviço e enviá-las eletronicamente de uma forma fácil e simples”.

Já as grandes e médias transportadoras que prestam serviço a Chevron realizam a troca de dados por meio das soluções EDI*4000 e EDIWeb. A primeira permite que sejam realizadas o intercâmbio eletrônico de documentos e oferece soluções de pedidos eletrônicos, nota fiscal, posição de estoque, aviso de embarque, confirmação de entrega de mercadoria, documentos de cobrança, pagamento a fornecedores, entre outros benefícios. Já o EDIWeb possibilita que as transportadoras façam a troca eletrônica das informações via Internet.

“Posso afirmar que o trabalho realizado pelos profissionais da TIVIT foi um sucesso, porque em pouco mais de um ano de parceria, nunca tivemos nenhuma reclamação e questionamento pelo trabalho desenvolvido”, finaliza Silvana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima