Coca-Cola aposta em Realidade Aumentada

Com isolamento social, app funcionará como meio de interação entre a marca e os consumidores no Natal

0
3

Em 2020, quando o digital, mais do que nunca, aproximou as pessoas, a tecnologia também se mostra essencial para manter o encantamento nas celebrações de final de ano. Com essa missão, o Natal da Coca-Cola ganha, esse ano, um aplicativo desenvolvido pela RD3 Digital, que leva para dentro das casas das famílias, entre outras funcionalidades, a caravana Coca-Cola por meio de Realidade Aumentada.

“Em 2018, a Coca-Cola já havia lançado um app, mas era uma ação separada, independente. Neste ano, ele faz parte de um conceito, de uma engrenagem em três pilares, somado aos pontos de venda e à caravana ‘física’, que vai passar por 48 cidades de surpresa, para evitar aglomerações. O aplicativo funcionará como o meio de interação das pessoas, mesmo dentro de casa”, explica Raphael Magri, um dos sócios da RD3 Digital. A campanha de Natal da marca foi batizada de #JuntosComoNunca.

Para o desenvolvimento do app, a RD3 dedicou 12 profissionais. “É um processo que envolve documentação, atendimento, desenvolvimento de arte básica, layout de tela, programação, direção de arte, modelagem de conteúdo 3D e muitas outras técnicas. Temos a licença de uso da plataforma Vuforia, um dos mais modernos e completos do mercado, e criamos todo o conceito e o visual por meio deste programa. Exige da gente toda dedicação e empenho, pois, além de ser uma campanha nacional, é a ‘grande data’ da Coca-Cola”, revela.

Quem baixar o app “Natal Coca-Cola”, disponível em iOS e Android, terá acesso à caravana “dentro de casa”: basta apontar o celular para o chão para ver os cinco tradicionais caminhões iluminados passear, ao som do popular jingle natalino da marca, neste ano gravado pelas cantoras Luísa Sonza e Lellê. Além disso, o aplicativo disponibiliza vídeos da campanha, making-of e interação. E, a partir de 06 de dezembro, mostrando também a árvore de Natal da Coca-Cola, que ficará na Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo.

“A RA permitirá às famílias terem interações com os caminhões da caravana e com a árvore de Natal. Uma das possibilidades é a de fazer fotos com a árvore 3D na própria casa e compartilhar com familiares e amigos”, explica o sócio da RD3 Digital. Outra opção é escolher um momento, como “Amor”, “Paz” ou “Harmonia” para enviar para alguém especial. As mensagens serão moderadas e irão para um vídeo que será atualizado semanalmente na Árvore de Natal da Coca-Cola.

“Quem tiver o app instalado, vai receber uma mensagem geolocalizada avisando que a caravana vai passar pela respectiva cidade. Para evitar aglomerações, vamos convidar as pessoas a piscarem as luzes de casa durante a passagem da caravana”, detalha Rafael Domingues, executivo de contas da agência PromoPlus e coordenador do projeto de Natal da Coca-Cola/Femsa.

Acessibilidade
O app também é acessível para deficientes visuais, para pessoas com baixa visão (com um layout diferente e fontes maiores) e padrão de daltonismo, com o verde sendo substituído por vermelho, preto e branco. “A preocupação da Coca-Cola, da qual compartilhamos é, além da pandemia, a inclusão, e temos um aplicativo completo neste sentido. Já a RA, por sua vez, é um ‘caminho sem volta’. A gente percebe os gigantes da tecnologia investindo pesado e, em breve, a RA estará nos sistemas nativos dos celulares e tablets. Qualquer aplicativo, site ou sistema terá suporte e integração com esse recurso. Será como acessar um vídeo player hoje que proporcione a interação com a RA. Automático e integrado organicamente”, complementa Magri.