Comércio, um Mundo de Negócios

Quem pretende abrir negócio ou iniciar carreira no comércio conta agora com uma importante ferramenta de compreensão do mercado. A Editora Senac Nacional lança, no dia 12 de agosto, o livro “Comércio, um Mundo de Negócios”, do consultor de varejo Luiz Ratto. Em linguagem objetiva, o livro mergulha nas várias etapas do comércio: desde a compra e agregação de valor ao produto, até a venda, passando pela gestão de pessoas, marketing e consumo.

“Comércio, um Mundo de Negócios” preenche uma lacuna no mercado editorial, onde raras publicações retratam o setor. Além de decifrar o atual universo comercial, o livro aponta tendências para os próximos anos. Luiz Ratto afirma que a atividade se tornará ainda mais competitiva, exigindo de empreendedores e empregados especialização e formação elevada, além de atualização constante dos meios de gestão.

Ratto prevê que a internacionalização já vivida pelo comércio se acentuará, com a chegada de mais empresas estrangeiras. “A concentração também deverá se intensificar: as empresas mais eficientes tendem a crescer e aumentar participação no mercado, engolindo as menos competentes”, diz o autor, acrescentando que as lojas de rede deverão ter maior peso.

Segundo o consultor, neste novo cenário, o profissional do comércio deverá ser mais valorizado, desde que invista em formação e conhecimento técnico. “Existe carreira e espaço para crescimento”, defende o autor. O peso econômico da atividade justifica o aumento da profissionalização. Segundo o IBGE, 10,7 milhões de pessoas trabalham no comércio (atacado e varejo). Em todo o país, há 1,125 milhão de empresas, com faturamento de R$ 453 bilhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima