Compass une blockchain, NFTs, bicicletas e sustentabilidade

Projeto global  ‘CryptoBike’ visa, por meio da inovação e tecnologia, incentivar o ciclismo ao redor do mundo e ressaltar cuidados com a saúde

A Compass, empresa global e especializada em transformação digital, anunciou a criação do app CryptoBike, que se propõe a reunir blockchain, NFTs e bicicletas em um único projeto. “Agora, os fãs de esporte e tecnologia podem usufruir dessa inusitada combinação por meio de uma nova experiência desenvolvida pela nossa empresa, ao mesmo tempo em que investem no cuidado com a saúde e o planeta”, afirmou Alexis Rockenbach, CEO da Compass.

Formado por um aplicativo, disponível nos sistemas Android e iOS para smartphones, um website e serviços de apoio desenvolvidos com tecnologia de nuvem com APIs, micro serviço e conectores de rede blockchain, o CryptoBike tem dois principais diferenciais: a forma de incentivar o público a participar da ativação e as tecnologias embarcadas no projeto. 

A forma de incentivo se caracteriza por oferecer um ativo digital – NFTs personalizadas – que é gerado conforme as pessoas completam objetivos em um percurso batizado de Tour de Terre, que tem a mesma quilometragem da mais importante competição de ciclismo no mundo, o Tour de France. O CryptoBike também oferece mix de tecnologias já existentes, como aplicativos para smartphones e aplicações em nuvem, com soluções inovadoras como a de blockchain e de processamento de imagens, pensando em um propósito mais abrangente do que resolver questões simples do dia a dia: o cuidado com a saúde das pessoas e com o planeta. 

A iniciativa na prática

Para vivenciar a iniciativa, basta ao interessado fazer a conexão do seu perfil no app Strava e, na sequência, o CryptoBike recebe as atividades registradas e acumula a distância que o usuário percorrer em atividade de ciclismo. Ao atingir os marcos de quilometragem, o CryptoBike capta o progresso do ciclista, ou seja, a distância total pedalada por ele até aquele momento e as velocidades média e máxima registradas, gerando uma imagem com essas informações. Na sequência, o app realiza a cunhagem de um NFT em blockchain, vinculando o token não-fungível à imagem com as estatísticas do usuário.

“Batizamos o desafio proposto para os usuários de ‘Tour de Terre’, uma vez que nosso objetivo não é impor um trajeto específico, mas que as pessoas se sintam motivadas a trocar o carro pela bicicleta e pedalar por onde quiserem, acumulando quilometragens e recebendo nossos NFTs personalizados. Enquanto no Tour de France os ciclistas pedalam mais de 3 mil quilômetros em território majoritariamente francês representando seus países, no Tour de Terre as pessoas podem pedalar a mesma quilometragem de qualquer lugar do mundo, e pelo mesmo time: o Planeta Terra”, detalhou o CEO.

Os impactos dos NFTs no meio ambiente

De acordo com Rockenbach, com esse novo projeto, a Compass propõe uma solução aos possíveis impactos dos NFTs no meio ambiente, porque é sabido que a sua geração e as transações em redes blockchain consomem energia. Essa energia pode ter origem em fontes renováveis e sem grandes impactos ao ambiente, mas também pode ter origem em fontes não renováveis que geram emissão de CO2, por exemplo. Como uma tech partner global, a marca decidiu propor, então, uma alternativa para um problema global e o CryptoBike é isso: uma opção sustentável para um processo que pode causar danos ao meio ambiente devido ao gasto de energia.

“Os ganhos são coletivos e a provocação que estamos fazendo é para que as pessoas adotem a bicicleta como meio de transporte e pensem em como cada um pode contribuir para melhorar a sua própria vida e o planeta como um todo”, ressalta Rockenbach. “No final das contas, o NFT é uma excelente recompensa para o importante gesto de contribuir com a causa, visto que, ao trocar um meio de transporte poluente pela bicicleta, o ganho para o planeta é infinitamente maior do que a energia consumida no processo de geração da NFT.”

O CryptoBike foi desenvolvido inteiramente pela Compass e contou com o apoio da GUT, agência de publicidade da marca, que atuou no processo criativo da campanha. Por se tratar de uma iniciativa pioneira e global, o app já está disponível no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, mas com grande potencial para disponibilidade futura em outros territórios.

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