Cresce volume de cheques sem fundo


Em julho de 2006, estudo da Equifax – empresa fornecedora de soluções para gestão de negócios – revelou pequeno aumento de 1,61% no número de cheques devolvidos em relação a junho deste ano. Retornaram 3.188.240 cheques por falta de fundos no País no mês de julho, ou seja, um aumento de 0,21% em comparação com julho de 2005. Outro dado indicado é o crescimento no número desses cheques nos primeiros sete meses de 2006, atingindo 2,4% a mais em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o coordenador do Centro de Conhecimento Equifax, Alcides Leite, a inadimplência de cheques devolvidos em julho é resultado, em parte, do maior volume de compras apresentado pelo comércio no período. O executivo ressalta ainda que houve modesto crescimento do volume de cheques sem fundos nos últimos 2 anos, isto é, do início do segundo semestre de 2004 até o final do primeiro semestre de 2006.

“No começo do segundo semestre deste ano, contudo, vemos uma tendência de reversão para baixo no ritmo de crescimento do volume de cheques devolvidos, o que indica uma recuperação de renda e queda do desemprego em relação a igual período dos anos anteriores”, informa. Ele completa dizendo que a redução dos juros também pode ter contribuído para a reversão no primeiro semestre.

No volume de títulos protestados, a Equifax indica que em julho houve aumento de 0,87% em relação a junho, e um aumento de 7,9% comparado a julho do ano passado. Foram 786.506 protestos no mês passado, comparado com 779.713 em junho deste ano e 728.774 em julho de 2005.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima