Durante a feira Apas 2015, a Datalogic apresentou a solução Joya, um leitor de código de barras móvel de autoatendimento capaz de proporcionar ao cliente uma experiência de compra diferenciada e ágil. A tecnologia é um dispositivo de autocompra com captura de imagens que permite a leitura precisa de códigos 1D e 2D, proporcionando aos compradores digitalizar produtos de interesse, preços, ofertas e promoções. Além disso, ele tem também a capacidade de ler marcas d´água digitais. O que permite aos consumidores mais envolvimento e interação com a loja e os artigos que deseja, junto com a praticidade na finalização das compras.
Para os varejistas, contar com uma solução desse tipo significa aprimorar o atendimento e o relacionamento com o cliente, aumentando a chance de fidelizá-lo. Dados levantados com clientes, que já utilizam a solução da Datalogic na Europa e Estados Unidos, indicam que o nível de fidelidade dos clientes com a utilização do Joya aumenta em mais de 30% e que as vendas mostram crescimento de 7% a 15%. “A proposta da Datalogic é trazer ao mercado brasileiro as principais tendências mundiais em captura automática de dados. O setor varejista é um dos que mais podem se beneficiar dessas inovações, pois cada vez mais as empresas terão que encantar o consumidor, para fidelizá-lo e se manterem competitivas. O Joya vai totalmente ao encontro desse pensamento, oferecendo uma experiência única em compras para o cliente e garantindo, entre outros benefícios, aumento de vendas ao varejista”, afirma Fabio Lopez, diretor de vendas da Datalogic ADC para o Brasil e Sul da América Latina.
Outro uso do Joya para os varejistas é a aplicação chamada papa-fila, que permite aos lojistas gerenciarem mais eficientemente os checkouts em períodos de alta demanda, como horários de pico e datas comemorativas, reduzindo filas sem precisar abrir novos caixas. Ainda segundo a área de produtos da Datalogic, o ganho de produtividade com essa solução pode ser de até 80% no checkout.