Faltando cerca de 100 dias para o Black Friday 2013, players do e-commerce, como Netshoes, Walmart, TAM, Marisa, Sony, Cia Hering, Máquina de Vendas e Tiguana, se reuniram, em São Paulo, para o Black Friday Summit – evento que orienta e discute a preparação de todos os setores envolvidos no Black Friday, ação promocional com foco em descontos que esse ano acontece no dia 29 de novembro. “Observamos que a preparação para este Black Friday está sendo feita com muito mais antecedência do que nas edições anteriores. A ação deste ano deve ser marcada por uma forte movimentação dos fabricantes, que deverão se preparar para oferecer produtos com preços competitivos para o varejo”, conta Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos, portal responsável pelo Black Friday Brasil.
Os principais pontos discutidos pelos executivos presentes no evento foram a preparação de estoque de produtos, infraestrutura tecnológica, logística e principalmente a oferta de descontos realmente atrativos; o que envolve uma negociação prévia de varejistas com fabricantes. Táticas como maquiagem de preço e valores inflacionados foram condenadas. “O respeito pelos consumidores é o principal fator para que a ação continue quebrando recordes de vendas”, completa Eugenio.
A expectativa entre os varejistas e organizadores do Black Friday é de que a edição de 2013 supere o recorde estabelecido no ano passado. Em 2012, segundo levantamento da ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais, as vendas online do Black Friday somaram R$ 217 milhões, mais que o dobro em relação aos R$ 100 milhões apurados em 2011, quando a ação aconteceu pela segunda vez no Brasil.
O Black Friday Summit é uma realização do Grupo LeadMedia e ESPM, como parte da programação do Digital Week ESPM, evento que discute as atuais tendências de marketing digital e e-commerce em programação que foi de 3 a 9 de agosto.