A E-Consulting, Boutique Digital de Conhecimento, divulga nova pesquisa sobre a participação das mulheres no mercado de Internet no Brasil. De acordo com o levantamento, realizado em outubro com 1.050 profissionais de grandes empresas, agências de publicidade, produtoras de Internet, integradoras, consultorias e organizações do terceiro setor, as mulheres continuam avançando rapidamente na Web em atividades relacionadas a conteúdo, design, e-commerce e e-marketing. “A novidade é que agora o avanço também tem acontecido nos cargos de média gerência”, afirma Nestor Garcia, coordenador do Strategy Research Center (SRC) da E-Consulting.
Hoje, as mulheres já representam 58% do total de profissionais que atuam nos departamentos de Internet, Marketing, Comunicação e afins – contra 54% constatados em novembro de 2002, data da última pesquisa realizada pela E-Consulting. No comércio eletrônico, a participação feminina chega a 26% do total de pessoas que trabalham no setor, contra 23% registrados no levantamento anterior. A atuação das mulheres também continua expressiva no mercado de fornecedores. Nas agências de publicidade, elas representam, atualmente, cerca de 61% do total de profissionais, contra 59% da enquete passada. Nas empresas produtoras de Internet, o número de mulheres chega a 41%; nas consultorias, 30%; e nas integradoras de tecnologia, 18%.