A fim de desenvolver novas formas de se comunicar com os apaixonados pelo turismo e oferecer informações e serviços para quem deseja realizar uma viagem no Brasil ou no exterior, a Editora Abril desenvolveu um projeto de comunicação por meio da agência LOV – A Nova Geração, para o Núcleo de Viagem e Turismo. O foco principal é desenvolver ações integradas que envolvam todos os meios – on e offline, e converger toda a comunicação diretamente para o novo portal www.viajeaqui.com.br, canal que sustenta o projeto e que irá interagir por diferentes meios (blogs, emoticons, comunidades) com os usuários que procuram sossego, aventura, cultura, diversão e desafios.
A estratégia engloba também uma parceria de e-commerce, reportagens exclusivas das revistas National Geographic, Viagem e Turismo e Guia Quatro Rodas, ambas da Editora Abril, além de um espaço para a participação dos usuários na criação de conteúdo com o envio de sugestões, fotografias e histórias experimentadas em viagens, opiniões e fórum de debates.
De acordo com Cris Rother, sócia-diretora de Mídia da LOV, “o projeto consumiu quatro meses de empenho e é apenas a primeira fase de um longo relacionamento entre a LOV e a Abril. O sucesso do portal já está sendo reconhecido, tanto que se transformou em benchmark para o desenvolvimento de novas oportunidades dentro da editora”, diz. Com a parceria da Decolar.com e o patrocínio da TAM Linhas Aéreas, Volkswagen, CVC e Mastercard, o portal ViajeAqui terá a inserção contínua de ações de sustentação com a introdução de novos serviços e conteúdo customizado a fim de solidificar o site como a principal referência em turismo.
A divulgação do site contempla ainda uma campanha integrada no meio digital, on-line, TV a cabo, postcard MICA, rádio, revistas e ações de buzz marketing. Em todas as peças, o usuário é impactado por malas que perguntam, oferecem informações e até convidam-no para jogar, referenciando o famoso game casual “Tetris”. Em uma das peças que traz o logotipo do site BlueBus, a frase “rode o mundo. Viajeaqui.com.br” aparece no ônibus azul convidando o internauta a conhecer o novo conteúdo digital sobre viagens e turismo da Abril.
A campanha off-line, criada pela Loducca, é composta por três filmes de 30 segundos cada, anúncios de mídia impressa e spots de rádio. Além disso, a agência criou uma ação na qual malas passeiam por shoppings de São Paulo. As bagagens trazem o logotipo do site e são dirigidas à distância por controle remoto, chamando a atenção de quem passa por elas.