O comportamento showrooming está crescendo entre os brasileiros. A nova tendência mundial é a internet ser cada vez mais acessada por smartphones e tablets para comparar e decidir a compra, inclusive dentro do mercado automotivo. “O Brasil já está começando a seguir esse caminho e, como consequência, nossas revendas de veículos também, que precisam interagir com maior assertividade com seus consumidores, e estar presentes em ambos os ambientes: online e off-line”, diz Sylvio de Barros, CEO do iCarros.
Na visão do executivo, esse é um momento das lojas físicas atraírem esses novos consumidores que chegam cada vez mais munidos de informação para negociar. Dentro disso, é preciso ter profissionais na área de vendas que sejam qualificados e que tenham condições de fornecer detalhes dos produtos oferecidos de forma que cative o cliente. “As lojas precisam justamente treinar seus vendedores e otimizar a participação de suas marcas e ofertas no ambiente digital a fim de atrair os consumidores”, comenta Barros.
Com a inclusão digital e a expansão da banda larga no Brasil, está cada vez mais difícil existir apenas no ambiente off-line. Por isso, segundo o executivo, é fundamental que as lojas desenvolvam sua presença no canal on-line, e forneça informações para os clientes com esse recurso, que o incentive a ir até a loja. “Chegando ao ambiente físico, é importante o cliente encontrar um bom atendimento, promoções e formas interessantes de pagamento”, sugere.
Pensando em trabalhar a presença digital, Barros conta que o iCarros teve o portal reformulado e lançou um aplicativo de revendas com o objetivo de auxiliar as lojas e concessionárias a gerenciar seus estoques no ambiente virtual. “As lojas precisam entender que trazer mais conteúdo e ter empresas parceiras que permitam a comercialização de produtos com preços mais competitivos são os pilares fundamentais para a escolha do cliente pelo seu estabelecimento”, conclui.