Acompanhando uma tendência mundial, a EMS, empresa farmacêutica líder no Brasil há cinco anos consecutivos, passou a utilizar os dispositivos móveis como ferramenta de apoio aos seus negócios. Em 2010, foi lançado mundialmente o MicroStrategy Mobile, a empresa adotou essa plataforma, que expande as aplicações de business intelligence para iPhone e iPad e disponibiliza as informações necessárias para que as decisões sejam mais ágeis e assertivas.
Walter Roberto Alves, da área de sistemas de TI da EMS, explica que, desde 2009, a empresa se empenha em criar soluções alternativas para a divulgação de informações aos seus executivos e, também, para as áreas de negócio que atuam em campo. No entanto, antes do MicroStrategy Mobile, existiam apenas cenários estáticos e sem interação com os usuários. O desafio era criar uma solução que acompanhasse a velocidade dos negócios e fosse capaz de suprir a necessidade de informações dos executivos, independentemente do local onde eles estivessem alocados.
“Com o surgimento dos equipamentos da Apple começamos a buscar soluções que pudessem ser aplicadas a essa arquitetura e encontramos o MicroStrategy Mobile. A plataforma nos surpreendeu positivamente. Até então, estávamos bastante limitados a portais WEB para a publicação de nossos indicadores, que por sua vez, exigiam 100% de conectividade por redes sem fio ou 3G e comprometiam a mobilidade”, ressalta Walter Alves.
Segundo o executivo, a mobilidade trouxe para o dia a dia da empresa um ambiente de discussão mais produtiva e com números mais confiáveis. “Os executivos estão buscando cada vez mais novos indicadores e usando os já existentes para o direcionamento de negócios”, explica.