Os eventos business-to-business (B2B) são eficientes apenas para incrementar as vendas em curto prazo ou têm também um valor de longo prazo, para o fortalecimento da marca? Para dar uma resposta a esta questão, a americana Advertising Research Foundation (ARF) realizou uma pesquisa, em parceria com o Gallup & Robinson e Exhibit Surveys. Os resultados do estudo acabam de ser divulgados e a conclusão é que esses eventos têm realmente o poder de agregar valor à marca.
“O valor único do marketing de eventos é a sua capacidade de estimular uma atitude positiva por meio da combinação de marketing, construção de relacionamento e experiência de evento”, afirma a pesquisa, que aponta que o patrocínio e atividades de marketing relacionadas aos eventos B2B permitem atingir o público-alvo tanto do ponto de vista emocional quanto racional.
A pesquisa da ARF foi baseada em cerca de 2000 entrevistas pré e pós-evento em quatro diferentes eventos B2B, com participantes e não participantes do público-alvo dos eventos. Isso foi seguido de um estudo de conversão de vendas com aqueles que indicaram intenção de compra. Além dos indicadores de intenção de compra e de “conexão emocional”, os participantes do estudo foram pesquisados sobre indicadores de imagem e predisposição de recomendação.