Desde o momento em que decidiu colocar no ar a campanha promocional com test-drive de aulas grátis por duas semanas, em janeiro, o Centro de Ensino Fisk buscou na rede social um dos canais para viralizar a marca e atingir o público-alvo: mães para matricularem seus filhos e jovens estudantes. Para fazer o trabalho de Social Media Marketing (SMM), a Cadastra, agência de search engine marketing pioneira em links patrocinados e SEO, foi escolhida pela agência Agnelo Pacheco, responsável pela conta da campanha que incluía a divulgação dos cursos em diversos meios de comunicação.
O objetivo era estimular os novos alunos a conhecerem a metodologia da Fisk durante as duas semanas de ensino gratuito dos cursos. Após o primeiro investimento redes sociais, a agência Agnelo Pacheco desenvolveu para a Fisk uma nova campanha: “POP Star Fisk”, estrelada pela atriz Grazi Massafera. Neste momento, a Cadastra foi a responsável por operacionalizar a ação de Social Media Marketing (SMM). A estratégia adotada envolveu o trabalho de pulverizar a campanha da Fisk, que estava selecionando dez pessoas, alunos ou não da escola de inglês para viajarem até Los Angeles e conhecer os estúdios de Hollywood. Novamente, Grazi Massafera foi convidada para ação e peças publicitárias.
De acordo com Tamara Costa, diretora da Cadastra, o investimento em redes sociais foi mais um passo dado pelo centro de idiomas. “Traçar estratégias de Social Media Marketing é um caminho inevitável para quem deseja se comunicar com o público via web 2.0”, diz. A decisão da Fisk em investir em redes sociais comprova as tendências mundiais. Dados divulgados pela empresa web eMarkerter demonstram que os gastos globais de anunciantes com publicidade em Facebook, Twitter, Orkut, entre outros devem atingir US$ 3,3 bilhões até dezembro de 2010, um crescimento de 31% comparado a 2009. Por meio da inclusão do investimento em ação SMM no planejamento estratégico, a Fisk obteve, somente em 2010, um crescimento de aproximadamente 22%.