GlobalShop mostra opções de vendas

A GlobalShop South America, Feira Internacional de Merchandising no PDV, Equipamentos e Serviços para o Varejo – que começa esta semana, entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, das 13 ás 21 horas -, irá apresentar soluções criativas e inovadoras em pontos-de- vendas. Será um grande palco para empresas interessadas em aumentar a competitividade e obter sucesso em suas vendas. Isto é válido para qualquer tamanho de loja, seja um pequeno açougue, uma farmácia popular, um mercadinho de bairro, até um home center ou hipermercado.
O POPAI Brasil, entidade que estuda tudo que acontece com relação à propaganda em ponto-de-venda, realizou uma pesquisa em 2003 com 1.860 consumidores em 31 lojas instaladas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. As entrevistas, que ocorreram em duas etapas – a primeira na entrada da loja e a segunda após a finalização da compra – determinaram o perfil dos consumidores e os principais fatores que influenciam na decisão de compra.
Esta pesquisa apontou, por exemplo, que a influência do ponto-de-venda na decisão de compra apresentou um índice elevado, de 81%. Outros pontos relevantes também foram apontados, como classe social predominante em supermercados, que é D/E (64%) e a forma de pagamento, que mostra que 45% das pessoas preferem efetuar em dinheiro.
O tempo de permanência dentro dos super e hipermercados, também apontado na pesquisa, está diminuindo. Em 1998, 70% dos consumidores percorriam todos os corredores do supermercado e, hoje, esse índice chega a 56%. Na visão profissional da consultora de marketing Márcia Regina Dantas, “a estratégia de disposição dos produtos faz com que o tempo dos consumidores, que está cada vez menor, seja otimizado”. A tematização de áreas nos centros de compras torna a vida dos compradores cada vez mais prática. “A ida ao mercado está ficando cada vez mais prática e agradável. As empresas estão começando a enxergar e importância de investir em pontos-de-venda e ações promocionais e começam a colher os frutos desse investimento”, comenta Dantas.
Além da praticidade oferecida por essas áreas temáticas dos super e hipermercados, os materiais promocionais de grande impacto dão um grande resultado para as marcas. Entre os materiais promocionais mais lembrados pelos consumidores, segundo a pesquisa, estão as ilhas (54%), cartazes/banners (37%), bandeirolas (26%), adesivo de chão (15%), freezer/geladeira da marca (13%), folhetos take one, cartazete de preço e topo de ilha (13%), faixa de gôndola (12%), display exclusivo do produto (9%) entre outros citados.
O elevado índice de lembrança desses materiais promocionais se deve ao fato de que o consumidor está ficando cada vez mais exigente e, proprietários, gerentes e profissionais da área de promoção estão se preocupando cada vez mais em atrair a atenção dos consumidores. “Tornar o ambiente de compra confortável e agradável e de forma inteligente e criativa, cria fidelização do cliente, garantindo o aumento da receita, viabilidade e saída dos produtos comercializados”, comenta Dantas. Ela ainda diz que “é importante que as lojas disponibilizem seus produtos de maneira fácil associada à beleza estética das prateleiras, demonstradores, displays, etc. Tudo tem que envolver o consumidor de forma prática e emocional, de maneira que ele se sinta impulsionado a comprar e a voltar”.
Serviço:
GlobalShop South America – Feira Internacional de Merchandising no PDV, Equipamentos e Serviços para o Varejo
Data/Horário: dias 29 de setembro e 1 de outubro, das 13 às 21 horas
Local: no Transamérica Expo Center, em São Paulo
Informações: Tel: (11) 4229-0112 / 9141-2063

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