Para utilizar o volume de informações de negócios de forma mais organizada e estratégica, a Grendene, fabricante brasileira de calçados, acaba de implementar as soluções da Cognos, empresa especializada em Business Intelligence (BI) e Corporate Performance Management (CPM).
Com catorze unidades industriais espalhadas pelo Brasil e exportando seus produtos para 85 países, a empresa produz mensalmente 12 milhões de pares de calçados. Por considerar os investimentos em tecnologia um dos pilares de seu sucesso, em 1998 adotou um banco de dados para armazenar informações que começaram a ser coletadas há onze anos. O acesso a essas informações era feito por meio de relatórios gerados no sistema Access. As dificuldades para produção de relatórios – estes feitos apenas pela equipe técnica – e a falta de visibilidade mais abrangente das informações levaram a empresa a adquirir uma ferramenta de inteligência de negócios. A idéia era possibilitar uma interface mais simples para os usuários e uma análise efetiva do negócio.
Depois de testar algumas soluções disponíveis no mercado, a Grendene optou pela tecnologia da Cognos. As soluções da empresa canadense foram integradas ao antigo sistema de gestão por transferência de dados, via extratores. A implementação foi concluída em 66 dias, dois antes do prazo previsto.
Atualmente, três departamentos estão usando BI: fretes, despesas e administração de estoques. A próxima etapa do projeto será estender a utilização do sistema para as áreas de marketing e vendas que deverão agregar também, novas informações para a base de dados.
Segundo a Grendene, não houve dificuldades na implementação e apenas alguns ajustes foram feitos na fase de testes. “Nossos usuários estão muito satisfeitos”, afirma Ernani Toso, gerente de informática da empresa. “Hoje, temos uma agilidade muito maior na obtenção e organização de informações além de relatórios muito mais completos que mostram uma visão mais ampla de nossos processos”, completa o executivo.
Para Carlos Guimarães, diretor geral da Cognos no Brasil, os resultados obtidos no projeto desenvolvido na Grendene demonstram o papel fundamental do alinhamento de processos e planejamento com a estratégia de cada corporação. “Qualquer companhia que queira se destacar deve utilizar a inteligência. Somente dessa maneira os diferenciais competitivos aparecem e, como conseqüência, o sucesso no mercado”, aponta.