A Harte-Hanks, empresa de serviços integrados de marketing direto interativo e soluções de CRM e PRM analíticos, avança no mercado brasileiro com o desenvolvimento de projetos B2C e B2B que utilizam TI para conquistar, fidelizar e reter clientes através do emprego de ferramentas de comunicação, como malas diretas, telemarketing, e-mail marketing e web.
Para otimizar os investimentos que as empresas têm realizado na implantação de plataformas de CRM e alcançar melhores taxas de ROI, a companhia atua como uma especialista na elaboração, implementação e condução de projetos de CDM, que consistem em refinar os databases para eliminar equívocos de registro e criar oportunidades de negócios a partir de uma análise detalhada do perfil dos clientes e prospects.
“Atualmente há uma preocupação em investir em tecnologia para implementar plataformas de CRM, sem a devida atenção à qualidade dos dados que são disponibilizados nestas redes de relacionamento. As empresas aplicam capital para aquisição de softwares e hardwares, porém não tiram proveito destes investimentos porque não gerenciam adequadamente seus databases e listas, perdendo a chance de melhorar seus desempenhos comerciais a partir de um contato one-to-one”, diz Sílvio Ramos, presidente da Harte-Hanks do Brasil e gerente geral da Harte-Hanks na América Latina.
De acordo com ele, a principal dificuldade das empresas que decidem automatizar o relacionamento com os clientes está na má qualidade dos dados e no desconhecimento dos departamentos de marketing na utilização das ferramentas tecnológicas. “A Harte-Hanks atua no segmento de Data Quality, vitaminando a base de dados para que a tecnologia implementada seja rentável, vencendo o desafio de manter a qualidade do banco de dados das empresas”, observa.