Um dos maiores desafios do mercado brasileiro tem sido a concessão de crédito para micros e pequenas empresas. A falta de informações consistentes e histórico de crédito do setor, tanto positivo quanto restritivo, estão entre as maiores dificuldades para o desenvolvimento de micros e pequenas empresas. Com esse cenário, a Equifax, empresa de informação e inteligência para decisão e gestão de negócios, anuncia a Solução Small Business, conjunto de ferramenta que irá auxiliar o mercado na prospecção de clientes, concessão de crédito, administração e cobrança de micros e pequenas empresas.
A solução reúne ferramentas que identificam os clientes potenciais, com maior poder de compra, auxiliam na avaliação para a concessão do crédito, no gerenciamento de parceiros até a cobrança. Os produtos atuam no ciclo completo dos negócios.
O small business no Brasil compreende cinco milhões de micros e pequenas empresas formais e mais de 10 milhões de empresas que atuam na informalidade, de acordo com dados do IBGE e do Sebrae. A Equifax entende que este é um dos setores em maior expansão no País. Nos últimos seis anos, registrou crescimento de 55%, em quantidade de empresas, enquanto que entre as médias e grandes empresas a expansão foi de 14%. “Nossa proposta é auxiliar tanto as instituições financeiras para atender o setor como fortalecer o micro e o pequeno empresário para conseguir mais vantagens em suas negociações comerciais”, afirma Max Basile, vice-presidente de Marketing e Produtos da Equifax.
Basile explica que a Equifax vai atuar em duas frentes com a Solução Small Business, tanto com as instituições financeiras quanto com o mercado como um todo. “O objetivo é auxiliar os setores nas negociações que envolvem micros e pequenas empresas, oferecendo ferramentas inteligentes para alavancar os negócios”, afirma.