Chega às livrarias do país, em setembro, o livro “Brandintelligence – Construindo marcas que fortalecem empresas e movimentam a economia”, de Jaime Troiano, presidente da TroianoBranding, pela Editora Estação das Letras e Cores. A publicação reúne o conhecimento adquirido em mais de 30 anos de experiência na área, no Brasil e América Latina, e é um passo à frente em relação ao seu livro anterior, As Marcas no Divã. Em Brandintelligence, Troiano caminha mais pelo ambiente do Branding propriamente, suas ferramentas e em como identificar insights inspiradores para as marcas, de modo que elas tenham um impacto significativo na sociedade, mais do que no mercado.
“Em certo sentido, Branding é a continuação e a negação da Revolução Industrial. É a continuação por se tratar da forma suprema de relacionamento entre produção e consumo. Por outro lado, é a negação porque Branding é o princípio da desmaterialização da economia, onde cada vez operaremos mais com bits e menos com átomos, nas relações com os stakeholders das empresas. Na medida em que o valor das marcas representa uma fração substancial do valor econômico da empresa como um todo ou da sua capitalização de mercado, não há como ignorar a importância de uma gestão inteligente de marcas”, diz. Em Brandintelligence, o leitor poderá ver o desenvolvimento de conceitos como esse.
“A história das empresas nos mercados caminhou de uma disputa entre produtos, para uma competição entre realidades simbólicas de suas marcas.” É assim que Jaime explica a ruptura pela qual passa o jogo competitivo entre as empresas nas últimas décadas e que define o Branding como o instrumento de gestão potencialmente mais eficaz na construção de valor e de sustentabilidade na vida das organizações atualmente. Esta é uma das inúmeras lições contidas no novo livro.
O livro reúne, em nove capítulos, um conjunto de ensinamentos em que o autor compartilha as várias lições e técnicas adquiridas em seu trabalho de ajudar os gestores a cuidarem de seu ativo mais precioso – as marcas. Com prefácio assinado por Flávio Rocha, presidente da Riachuelo, o livro traz ainda contribuições especiais de Walter Longo (Presidente do Grupo Abril), Cícero Penha (VP de Talentos Humanos do Grupo Algar) e Cecília Machado Russo (Diretora Geral da TroianoBranding).
Ficha Técnica
Título: Brandintelligence
Autor: Jaime Troiano
Editora: Estação das Letras e Cores
Páginas: 240
Preço: R$59,90