A Laselva Bookstore, rede de livrarias especializada em venda rápida e contínua de produtos e serviços em terminais de embarque e locais de permanência temporária, como aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários e lojas sazonais, tinha uma necessidade: encontrar um serviço de telecomunicação que oferecesse desempenho, segurança e alta disponibilidade com qualidade de serviço para trafegar voz, dados e vídeos em um único link. Infra-estrutura que suportasse cerca de 80 acessos à Internet e uso de e-mails simultaneamente também constavam na lista de objetivos a serem alcançados.
Para otimizar a operação, a Laselva escolheu a Diveo, que implementou o Diveo Voice Solution, tecnologia de telefonia IP para tráfego de voz, a solução VPN MPLS, que permite integrar múltiplos pontos a diferentes destinos, além do Diveo DBI, para acesso dedicado à Internet, e hospedagem compartilhada no Data Center. Os serviços conectam as lojas em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Confins (MG) à matriz, em São Paulo. Brasília é a próxima cidade a fazer parte da rede.
De acordo com José Eugênio Terra, gerente de TI da livraria Laselva, pelo menos uma queda no link por dia era registrada antes da implementação. “Em certos horários, além de os funcionários não conseguirem navegar na Internet ou receberem e-mails, os clientes também sofriam com os congestionamentos no site, causados pelos acessos simultâneos”, conta.
Entre os benefícios figuram também a redução no tempo de resposta das tarefas. A Laselva atualmente opera por meio de painéis de controle com indicadores de negócios que monitoram valores das vendas, quantidade de cupons fiscais emitidos e de produtos vendidos, entre outros, em tempo real. “Esta dinâmica de trabalho só é possível com muita disponibilidade da rede e tempo ágil de respostas nos links”, completa Terra.
“A implementação foi realizada em três fases e envolveu cerca de 15 profissionais da Diveo e Laselva. Projetos como este reforçam a expertise da Diveo no fornecimento de soluções de telecomunicações e data center, além de refletirem um dos principais objetivos da empresa: implementar serviços que agregam valor e facilitam o dia-a-dia e os processos corporativos”, diz Marco Américo, vice- presidente de Data Center da Diveo.