Autor: Juarez Leão
Toda empresa tem em seu cerne a consciência da importância do relacionamento com clientes externos, internos, fornecedores e parceiros. Muitas, entretanto, esbarram na maneira de elaborar o processo dessas relações que, num primeiro momento, parece simples, mas exige cuidados e boa dose de preparo para manter o círculo motivado.
Se avaliarmos especificamente o canal empresa-cliente, é possível observar uma infinidade de ações interdepartamentais, que envolvem não só o marketing, como também as áreas comerciais, de vendas e de projetos, voltadas para a busca de soluções, para o aprimoramento dos serviços prestados e, principalmente, para a oferta de novidades.
O grande desafio, portanto, está em criar e retroalimentar esse mecanismo, de forma que o potencialize, transformando-o numa ferramenta importante de relacionamento para, assim, incidir direta e positivamente nos resultados das vendas da empresa.
Para isso, é preciso saber que a base principal dessa relação está na oferta de produtos de ponta e no atendimento diferenciado, aliados a uma recompensa e que, quando estruturadas de maneira coerente, chega-se a um ‘programa’ efetivo de relacionamento.
Essa visão e a estruturação dessas vertentes são fundamentais e vão além do que é conhecido hoje como ‘fidelização’. É necessário organizar a carteira de contatos, definir a base que se quer atingir, dividir estrategicamente a carteira com a equipe de vendas, elaborar um cronograma de eventos com encontros, palestras, happy hours e até brunchs, oferecer serviços que vão além do escopo habitual de trabalho e, principalmente, estipular as premiações de maneira que instigue e que se torne um alvo, um objetivo a ser atingido.
São muitos os ganhos dessa troca para a empresa e vão além do impacto positivo nos resultados financeiros. Torna-se um relacionamento duradouro, baseado na familiarização e com uma interface constante de informação. Claro que a busca por novos clientes é permanente, assim como pelo aprimoramento do rol de ações que envolvem toda essa relação, veia propulsora que ajuda a sustentar a empresa e a sua marca.
Juarez Leão é diretor da Portobello Shop.