Não há como negar que as inovações tecnológicas facilitam a aproximação das pessoas e as marcas. Dentro disso, as empresas têm a oportunidade de construir uma relação com o cliente. Para Renato Panzuto, gerente de ativação da marca Color Marketing da Tintas Coral, deve haver um diálogo aberto, com foco em manter os consumidores participativos nos canais de comunicação. “Não existe uma formula mágica. A resposta está no dia a dia, no diálogo, respondendo a todas as perguntas sem exceção, de forma individualizada, sem respostas prontas e mecânicas. Tratamos todas as dúvidas de forma muito individual e estimulamos também a troca de informação entre os próprios usuários”, declara.
Independente do canal de contato é importante que a empresa tenha como foco tirar as dúvidas, ouvir as reclamações e anseios dos consumidores, segundo explica Panzuto. “Entendemos que nossa obrigação é estar abertos para receber os mais variados tipos de interação de forma individualizada. O importante é manter o diálogo, frequência e interações com os usuários das redes sociais. A Coral não trabalha com respostas prontas, por exemplo, pois cada dúvida ou pergunta é muito particular para cada consumidor”, diz.
Para acompanhar o consumidor nos meios digitais, a Coral está presente em várias redes sociais, como Facebook, Twitter, Youtube, Blog e Flickr, segundo Panzuto. Ele acrescenta a importância da mensagem que a empresa passa dentro desses canais. “O segredo está no conteúdo. No caso da Coral, abordamos assuntos que vão desde tendências na decoração, cores e combinações. O conteúdo das redes sociais deve ser relevante para os consumidores. O desafio é não se desviar do seu público, da missão e da forma como podemos colaborar para melhorar o dia a dia das pessoas. Queremos ouvir e estabelecer esse canal aberto para a conversa, para o diálogo com pessoas que já sabem e para pessoas que ainda não sabem”, conclui.