Não fique triste, o seu “Dia” chegará

João Carlos Rego
Se você, Amigo Leitor, é do sexo masculino, como eu, com a mais absoluta certeza não foi homenageado em 8 de março – Dia Internacional da Mulher, nem no Dia das Mães. Isto se deve ao fato de que eu não sou mulher, nem você, e, portanto, jamais seremos mamães. Então, nada de presente, ou homenagem. Já se você, Distinta Leitora, pertence ao sexo feminino, não terá direito a homenagens no mês de agosto, no Dia dos Pais.
No Dia dos Namorados, casais de namorados, de noivos, casados, juntados, “tico-tico no fubá” festejam a data, que é uma das mais importantes no Calendário Comercial. Se você duvida disso, experimente ir a um restaurante, ou a uma floricultura no dia 12 de junho. No entanto, nem todos festejam, ou são homenageados no Dia dos Namorados. Há os viúvos e viúvas, os solteiros e solteiras que estão solitários, e ainda os separados, desquitados e divorciados que não possuem companheiros e companheiras.
Para contentar “gregos e troianos”, homens e mulheres, casais e solitários; crianças, jovens, adultos e “melhor idade”, pessoas físicas e jurídicas, empresas, profissionais liberais, autônomos, empresários e trabalhadores, enfim, absolutamente todo mundo, é que está sendo criado – e já é uma realidade – O Dia do Cliente, a ser comemorado em todo o Brasil no dia 15 de setembro.
Em todas as regiões do Brasil há, no mínimo, uma cidade ou estado, onde, ou a lei que insere a comemoração do Dia Do Cliente no Calendário Oficial de Eventos já foi aprovada, ou está em fase de tramitação.
O Dia do Cliente está concebido para ser um dia de homenagens e de agradecimentos. Um dia para mostrarmos aos nossos Clientes o quanto eles são importantes para nós. Um dia para promoções especiais, campanhas de vendas, anúncios, campanhas publicitárias, ações de marketing promocional, decorações, brindes e tudo o mais que puder ser feito para reverenciar a figura do Cliente.
E quem não é Cliente de alguém ? E quem não depende de Clientes para sobreviver ? O Dia do Cliente atinge a todos, sem exceção.
O que se pretende com a comemoração do Dia do Cliente é aprimorar relações comerciais, fortalecer empreendimentos, estimular ações de capacitação profissional para a prestação de serviços de melhor qualidade, movimentar a economia num mês de fracas vendas, criar novas oportunidades de negócios e, com isto, colaborar para a geração de emprego e renda.
Em pouco mais de dois anos de trabalho desde sua concepção, O Dia do Cliente já alcançou importantes vitórias. Basta realizar uma pesquisa em sites de busca na internet com a expressão “dia do cliente” (assim mesmo, entre aspas) para encontrar centenas de citações.
Vejamos algumas delas:
O Dia do Cliente já integra o Calendário Oficial de Eventos dos Estados do Rio Grande do Sul, da Paraíba e tem projetos em tramitação nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná;
O Dia do Cliente já integra o Calendário Oficial de Eventos de diversas cidades e tem projetos em tramitação em várias Capitais Estaduais;
A CNDL-Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas incluiu a comemoração do Dia do Cliente entre as principais datas do Calendário Comercial do segundo semestre, colocando esta nova comemoração no mesmo patamar das datas consagradas, como Dia dos Pais, Dia da Criança e Natal. Inclusive, a CNDL está disponibilizando cartazes alusivos ao Dia do Cliente para todas as CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas) do Brasil;
A ANJ-Associação Nacional de Jornais incluiu a comemoração do Dia do Cliente em seu calendário de efemérides do mês de setembro.
Você também pode fazer parte da história da criação desta comemoração. A ação mais simples de todas é, apenas, homenagear seus Clientes, anualmente, no dia 15 de setembro – O Dia do Cliente. Mas isto, talvez, você já faça diariamente, até porque todo dia é , ou pelo menos deveria ser, o Dia do Cliente. Mas você pode fazer mais, muito mais. Você pode ajudar a escrever a história do Dia do Cliente. Isto, no mínimo, poderá lhe render novas amizades e bons contatos comerciais. Veja só:
Converse a respeito do Dia do Cliente em sua empresa e com seus Clientes e fornecedores;
Coloque uma pequena alusão ao Dia do Cliente na assinatura de suas correspondências;
Produza uma pequena etiqueta adesiva, fazendo marketing promocional de sua empresa/produto/serviço, citando o Dia do Cliente e cole a etiqueta em suas embalagens;
Solicite material informativo sobre o Dia do Cliente, cópias de projetos de lei, argumentações e exemplos e encaminhe à Associação Comercial e/ou à Câmara Municipal de sua cidade (contatos ao final deste artigo);
Inclua a comemoração do Dia do Cliente nas peças publicitárias de sua Empresa. Fale com sua Agência de Publicidade/Propaganda a respeito;
Envolva todos os veículos de comunicação de sua cidade e região, falando-lhes a respeito da criação do Dia do Cliente. Quanto mais divulgação, melhor, pois mais rapidamente a comemoração irá se consolidar;
Peça para a Assessoria de Imprensa/Comunicação de sua empresa fazer um release sobre o assunto e distribuir para seus contatos no meio jornalístico;
Divulgue O Dia do Cliente nas feiras e eventos empresariais dos quais sua Empresa/Entidade participar, bem como em convenções;
Se possível, patrocine ações de divulgação e eventos de lançamento do Dia do Cliete. Isto fará sua Organização ser lembrada hoje e sempre.
Produza amostras de seus produtos, fazendo “marketing promocional”, inserindo, porém, uma alusão ao Dia do Cliente. Por exemplo: 15 de setembro – O Dia do Cliente / Sempre Cliente – Sempre Coca-Cola
Fale a respeito do Dia do Cliente nas Entidades Empresariais e de Classe de sua Cidade e Região;
Produza um “banner” ou “pop-up” sobre o Dia do Cliente e coloque na página de sua Empresa na internet;
Em setembro, envie uma mala-direta e/ou faça uma ação de email-marketing parabenizando seus Clientes pelo Dia do Cliente (veja a reação altamente positiva que terá);
Confeccione brindes “linkando” o nome de sua empresa/produto/serviço ao Dia do Cliente;
Se possível, realize um sorteio ou faça uma promoção especial alusiva ao Dia do Cliente. Abra as portas de sua Empresa, estreite relacionamentos.
Mas lembre-se: Faça antes de seu concorrente! Todos se lembram de quem faz primeiro.
Essas são apenas algumas sugestões. Veja que algumas delas são praticamente de custo zero. O Dia do Cliente é o tipo de comemoração, por sua magnitude, que permite quase que infinitas ações de marketing. Não há necessidade de você “atacar” todas de uma vez. Faça o que estiver a seu alcance, mas faça logo, desde agora. É através de pequenas, mas múltiplas ações, que construiremos uma grande comemoração, com resultados expressivos para todos.
Num momento em que as notícias negativas imperam em todos os noticiários, O Dia do Cliente é uma “agenda positiva”. É um jogo de “ganha-ganha”. É ajudar a plantar agora e colher logo ali adiante.
O Dia do Cliente é um dia para lembrar e ser lembrado. Então, todos nós, independente de sexo, idade, estado civil, profissão, condição social e nacionalidade, seja empresário ou trabalhador, temos agora uma data especial em que todos poderão fazer homenagens e todos, também, receberão homenagens – o 15 de setembro.
Assim, no Dia do Cliente, ninguém ficará triste e estaremos todos construindo um País melhor, para que todas as outras datas comemorativas, e os outros 364 dias do ano, se tornem mais produtivos, justos e felizes.
Escreva seu nome nesta bela história e ajude a fazer muita gente feliz. O Dia do Cliente chegou para todos nós. Todos mesmo, sem exceção. Até 15 de setembro. o homem que suspeitava de todos…
João Carlos Rego é palestrante, profissional de treinamento empresarial e idealizador do Dia do Cliente. (e-mail: [email protected])

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