A região que mais ganhou espaço na web ao longo dos últimos três meses foi a Norte, com um crescimento de 19,12%, atingindo 3,24% do share de visitas nacional. Mesmo assim, a região segue atrás das demais do país em participação na internet brasileira, com apenas 3,24% do total. A região Sudeste mantém a liderança do ranking, com 61,25% das visitas, seguida pelas regiões Sul (16,04%), Nordeste (12,35%) e Centro-Oeste (7,12%).
Os dados são da última pesquisa do Hitwise, um serviço da Serasa Experian que monitora o comportamento anônimo e agregado na internet, de mais de 500 mil pessoas espalhadas geograficamente de maneira que representem a distribuição da população online brasileira, em mais de 270 mil websites em todo o país. A pesquisa comparou o período de 12 semanas terminadas em 02/04/2011 com o de 12 semanas terminadas em 1º de janeiro de 2011. Também foram identificados os sites mais populares em market share no período de 12 semanas terminadas em 2 de abril de 2011.
“Desde o final do ano passado, conseguimos identificar dados sobre o comportamento de navegação dos usuários brasileiros em nível estadual, algo inédito em no Brasil. Nosso objetivo com essa solução é prover aos anunciantes, veículos e agências de publicidade informações que gerem ainda mais negócios na internet, independentemente da região ou do estado que eles estejam” afirma Juliano Marcílio, presidente da Unidade de Marketing Services da Serasa Experian para América Latina e executivo responsável pela pesquisa da Hitwise.
“Sabemos que o Brasil é um país continental. Por isso, é importante salientar que para uma empresa atuar em todas as suas regiões e estados não basta presumir que o comportamento dos usuários seja igual em todos os lugares” conclui Marcílio.