A Serasa Experian anuncia o lançamento do Indicador Hitwise de e-Commerce, que tem como função divulgar mensalmente a participação de visitas das categorias de “Compras e Classificados”, que engloba todos os sites especializados em compras, leilões e classificados, além de programas de fidelidade e comparadores de preço do Brasil. O indicador da Hitwise revelará quais as categorias de sites de e-commerce mais visitados, bem como as diferenças entre os rankings de todas as regiões do país.
“Com o crescente interesse dos usuários de internet pelo comércio eletrônico, percebemos a necessidade de compartilhar mensalmente com a sociedade informações sobre a participação de visitas das principais categorias, o que reforça nosso compromisso na provisão de informações de qualidade para acompanhamento de tendências da web e tomada de decisões por indivíduos e empresas. A ferramenta Hitwise permite observar de perto as movimentações dos usuários de Internet no país, sempre respeitando sua privacidade”, afirma Juliana Azuma, superintendente de marketing services da Serasa Experian.
Segundo a empresa, em maio de 2014, o grupo de sites de e-commerce ficou em 5º lugar na preferência dos usuários de internet no país, com 3,36% da participação de visitas, atrás de internet e computadores (56,25%), que inclui buscadores e redes sociais, entretenimento (14,20%), adulto (4,22%) e negócios e finanças (3,58%).
Dentro do grupo de e-commerce, a categoria Classificados, que engloba sites em que usuários anunciam seus produtos para venda, ficou em primeiro lugar na preferência dos internautas, com 31,04% de participação de visitas da categoria em maio de 2014. A categoria Lojas de Departamento ficou em segundo lugar no ranking do grupo “Compras e Classificados” em maio de 2014, com 22,08% de participação de visitas. Em terceiro lugar ficou Moda e Acessórios, com 13,88% de participação.
Neste período, a categoria de sites mais visitada antes do grupo Compras e Classificados foi Ferramentas de Busca, representando 37,19% do volume de visitas, seguida por Redes Sociais e Fóruns (10,83%), Classificados (8,59%) e Sites de e-mail (8,47%). A região Sudeste tem 60,25% da participação de visitas aos sites do grupo Compras e Classificados, seguida da região Sul, com 16,20%, Nordeste (12,04%), Centro Oeste (7,88%) e Norte (3,63%).