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Novos tempos no varejo

Acontecerá, nos dias 26 e 27 de agosto, na Fecomércio, o 17º Fórum de Varejo da América Latina, promovido pela GS&MD – Gouvêa de Souza. Anualmente, o fórum discute temas relevantes para o mercado varejista brasileiro e outros setores relacionados à cadeia de consumo e é composto por dois dias de palestras com grandes nomes nacionais e internacionais.
A edição desse ano contará com a presença dos executivos: Miguel Vives, presidente da Disney; Sandro Malimpensa, VP L´Occitane Au Brésil; Keisuke Ohno, CEO da Daiso Japan; Abilio Diniz, presidente do conselho de administração da Brasil Foods; Flávio Rocha, CEO da Riachuelo e presidente do IDV; Eduardo Ourivio, partner Spoleto; Pedro Paulo Santos da Cruz, VP Lojas Mel; Miriam Salomão, diretora da Saraiva; executivos da GS&MD, entre outros.
“O Fórum se transformou no mais importante e estratégico evento do setor de varejo no Brasil. Este ano será particularmente especial, pois discutirá alternativas, práticas e os resultados específicos alcançados por empresas nacionais e internacionais na busca da melhoria de resultados, desempenho no momento em que os ventos deixam de soprar a favor e que todo o foco deve ser dedicado à melhoria da eficiência e produtividade das operações existentes nas lojas tradicionais e nos novos canais digitais”, conclui Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.
Serviço
17º Fórum de Varejo da América Latina
Data: 26 e 27 de agosto de 2014
Horário: 26/08 – 08h30 às 19h; 27/08 – 08h30 às 18h40
Local: Fecomércio (Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo/ SP)
Inscrições: http://www.forumdevarejo.com.br/inscricoes.php

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Novos tempos no varejo



Autor: Sandro Ari Pinto

 

Interatividade é o conceito que está mudando drasticamente a forma de consumidores, empresas e marcas de todo o mundo se relacionarem nos últimos anos. Não se vende mais produtos e serviços, vende-se experiência. A empresa constrói relacionamento com o comprador, oferecendo pontos de contato ou conexões das mais diversas para seu público. Mobilidade, praticidade e personalização completam o pacote dos principais elementos que são exigidos das marcas que pretendem sobreviver e se destacar no mercado de varejo global.

 

É claro que todas essas inovações só podem ser oferecidas com o auxílio de novas tecnologias, visando satisfazer os clientes em suas necessidades mais particulares, buscando diferenciação. A tecnologia é o fator fundamental de promoção desta mudança. É a nova forma do cliente se comunicar e compartilhar experiências – graças, especialmente, ao avanço das mídias sociais – que promove o atual cenário nas dinâmicas econômicas mundiais, com grande impacto no setor de consumo.

 

As mídias sociais atingiram um patamar de uso nunca antes visto no varejo. A possibilidade de interagir mudou definitivamente a comunicação com o consumidor. Hoje há um diálogo com os clientes, a comunicação não é mais unilateral. Além disso, os consumidores se conectam entre si o tempo todo. Por isso, as redes sociais estão ditando um novo padrão de mercado.

 

É fundamental monitorar os ambientes virtuais e conferir como o consumidor está vendo sua marca. O principal objetivo é entender o comprador e oferecer o que é relevante para ele a fim de transformá-lo em embaixador da marca. Porém, não basta monitorar. É necessário promover o “social shopping”, com ferramentas digitais que possibilitem ao cliente compartilhar suas compras com seus amigos on-line.

 

Os consumidores estão dando mais atenção aos varejistas que dão possibilidade de interação por meio destes aparelhos. Por quê? Ajuda as pessoas a comprarem. Um smartphone é uma ferramenta poderosa de consumo. Por isso, é preciso começar a desenvolver aplicativos relevantes para as pessoas. “Dont tell me, show me” (“Não me diga, me mostre”) é a frase dos americanos que reflete a importância de usar a tecnologia para transformar a experiência do cliente em algo mais excitante durante o processo de compra.

 

Nesse contexto, as empresas precisam ter marcas poderosas, que, por sua vez, são construídas também no momento em que o consumidor interage diretamente com o produto, nas lojas, num espaço físico onde ele consegue materializar e vivenciar os pontos fortes da marca – de um jeito que ele não consegue fazer via internet.

 

Sandro Ari Pinto é vice-presidente de comunicação e estratégia da Ciagroup.

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