O projeto da Philips Aprendendo com a Natureza é um dos vencedores do II Top Social Nordeste, promovido pela ADVB-PE (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). As premiações são concedidas às empresas que se destacaram com projetos na área social ou de recursos humanos. A entrega dos prêmios será realizado hoje, em Recife. Alfredo Mendes, gerente industrial da Philips Eletrônica do Nordeste, representará a empresa na cerimônia.
O Aprendendo com a Natureza é um dos 10 trabalhos premiados pela ADVB-PE na categoria Empresa, referente às ações de 2003. Criado em 2002, o projeto busca despertar a consciência ambiental em estudantes de Ensino Fundamental de 7 a 10 anos de escolas públicas brasileiras. O programa consiste na promoção de atividades com alunos e professores em escolas da rede pública de Recife (PE), São Paulo (SP), Manaus (AM), Varginha (MG) e Mauá (SP), desenvolvidas por funcionários voluntários da Philips. Inicialmente são agendadas atividades nas escolas mais próximas de unidades fabris da Philips do Brasil.
O leque de escolas participantes pode se ampliar de acordo com a disponibilidade dos voluntários e das próprias escolas. O objetivo da iniciativa é despertar a curiosidade na criança e incentivá-la a apreciar e preservar o meio ambiente. Ao mesmo tempo, dá oportunidade para que os funcionários da Philips exercitem cidadania. Os voluntários e a equipe de coordenação trabalham com os professores em encontros regulares, garantindo que o ensino da necessidade de preservação permaneça em pauta durante todo o ano letivo. No início do trabalho, a empresa oferece também formação para os professores, preparando-os para o acompanhamento do projeto.
O programa consegue atingir mesmo as crianças de salas que não contam com a participação dos voluntários. O vínculo entre escola, empresa e sociedade também é fortalecido, já que todos passam a trabalhar em conjunto por melhorias que afetam a vida de todos. Cada voluntário acompanha as mesmas turmas durante todo o ano, podendo assim conferir a evolução dos alunos. Desse envolvimento, surge uma programação para cada turma, concentrando-se nos problemas que mais interessam aos diferentes grupos. Orientados pelos voluntários e pelos professores, os alunos saem a campo para buscarem entender o conceito de biodiversidade, observando os animais e investigando a diferença entre as espécies. O projeto este ano está em fase de formação de professores. As atividades com alunos estão previstas para começar no final de abril.
O Aprendendo com a Natureza não é a única ação de responsabilidade social da Philips ligada à preservação do meio ambiente. A empresa edita uma série de folhetos educativos sobre Parques Nacionais, distribuídos gratuitamente nos locais, e publica guias sobre regiões do Brasil. Já foram editados 5 guias. O Guia Philips Região Sul é o mais recente. Outros temas também são abordados entre os projetos de responsabilidade social, resultando em ações como o Doe Vida (programa de voluntariado empresarial que visa esclarecer e sensibilizar alunos de escolas públicas sobre doenças sexualmente transmissíveis).