Daniela Vianna, vice-presidente de produto na Credix

PMEs, crédito e inovação: quem vai liderar o futuro do mercado B2B?

A integração de crédito diretamente no fluxo de vendas permite aprovações instantâneas, fideliza clientes e fortalece relações comerciais

Autora: Daniela Vianna

A digitalização está transformando o mercado B2B em uma velocidade impressionante. Mas, será que o Brasil está pronto para liderar essa mudança? As fintechs têm apontado caminhos promissores, porém os desafios continuam grandes, especialmente para as PMEs, que enfrentam barreiras gigantes para acessar crédito.

Análises que antes dependiam de processos manuais e demorados agora são feitas em segundos. Usando dados como históricos financeiros, padrões de pagamento e comportamento transacional, os sistemas automatizados tomam decisões rápidas e confiáveis. Além disso, a automação financeira trouxe eficiência operacional e reduziu custos, mudando o jogo para empresas de todos os tamanhos.

Um estudo da Cinnecta, do grupo Matera, revelou que 50% das instituições já utilizam IA nos processos de crédito, reforçando o papel indispensável dessa tecnologia na otimização financeira. APIs abertas têm sido um divisor de águas, conectando operações financeiras diretamente aos sistemas de planejamento dos recursos empresariais (ERPs)  e plataformas de vendas. Isso melhora o fluxo de caixa e facilita o acesso ao crédito para PMEs, permitindo que elas ampliem seus negócios com mais fornecedores e melhores condições. 

Apesar de representarem 41% dos empregos formais e 27% do PIB, as PMEs têm acesso a apenas 18% da carteira de crédito nacional. Com 80% delas apresentando um score abaixo de 500, o crédito tradicional é quase impossível, deixando-as reféns de taxas abusivas ou sem opções. Nesse cenário, dados alternativos, como hábitos de pagamento e volume de transações, têm sido cruciais para destravar oportunidades.

Por que isso importa? Para a indústria e grandes distribuidores, a chave para o crescimento das vendas e melhores margens está na capacidade de expandir sua base de clientes para pequenos e médios varejos. O desafio sempre foi o crédito. De um lado, as PMEs sofrem com descasamento de caixa e precisam de prazos e crédito para sobreviver. De outro, os fornecedores, ainda dependentes de métodos tradicionais de análise de crédito, evitam arriscar seu caixa, oferecendo prazos mínimos ou nenhum. Esse é o dilema do crescimento no mercado B2B

Por isso, as fintechs têm um papel transformador para o futuro desse mercado. Com IA e machine learning, elas realizam análises mais amplas e personalizadas, enxergando potenciais que o mercado tradicional ignora. Isso permite que pequenas empresas com grande potencial finalmente tenham acesso a crédito em condições justas. A automação de processos também acelera decisões e melhora a resposta às demandas de um mercado dinâmico. A integração de crédito diretamente no fluxo de vendas permite aprovações instantâneas, fideliza clientes e fortalece relações comerciais.

Mas, uma questão permanece: quem vai liderar essa transformação? Empresas que conseguirem unir tecnologia, eficiência e impacto abrirão caminho para um futuro mais acessível, justo e sustentável. E, ao fazerem isso, vão moldar a economia brasileira para algo muito maior.

Daniela Vianna é vice-presidente de produto na Credix.

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