A Zenvia, empresa de envio de SMS corporativo, trabalhou ao longo do primeiro semestre para contemplar a adequação ao nono dígito em todos os sistemas de envio, com o intuito de reduzir riscos no envio de mensagens e de esforço de adaptação da base de dados por parte dos clientes. “A estratégia técnica foi conduzida para que o sistema suportasse tanto 8 quanto 9 dígitos, e até mesmo para que complementasse o nono dígito automaticamente para os clientes”, informa Gabriel Brigidi, gerente de produtos da companhia.
O sistema está programado para identificar se o destinatário é de uma região de DDD 11 e, assim, inserir o 9 antes do número de celular de forma automática. Essa alteração exigiu algumas adaptações por parte da equipe de sistemas, produtos e desenvolvimento da Zenvia, que trabalhou ao longo do primeiro semestre do ano para poder contemplar a mudança. Além disso, a equipe adotou uma estratégia para a atualização dos sistemas, de maneira que sua disponibilidade não fosse afetada.
De maneira geral, Brigidi avalia que a maioria dos questionamentos dos clientes que chegaram é resultado de dúvidas ou falta de conhecimento. “Houve uma comunicação ativa e preventiva, realizada por colaboradores capacitados especificamente para o assunto, orientando os clientes sobre o nono dígito, seus impactos e a forma de se preparar para a adequação”, coloca. O executivo frisa também que atribui o sucesso da implementação do nono dígito na Zenvia também ao trabalho realizado pelas operadoras.