Uma pesquisa encomendada pelo SAS, empresa de soluções e serviços de inteligência analítica, e realizada pela Harvard Business Review Analytic Services com 2.100 empresas, revela que mais de metade das organizações entrevistadas utilizam as redes sociais, mas apenas um quarto do total sabe o que os principais clientes falam sobre a empresa ou marca nas redes sociais. Além disso, a pesquisa demonstra que um terço do universo não monitora com eficácia este canal, apenas 23% usam ferramentas para analisar as informações coletadas e menos de 7% interagem com os clientes por meio de ações de marketing.
“As empresas estão perdendo a chance de promover os produtos e de gerenciar a reputação. Elas não sabem quem está falando sobre sua marca, produto ou serviço; nem mesmo se um determinado conteúdo está a seu favor ou contra”, afirma Tom Davenport, especialista em analytics e autor de livros sobre o assunto. Em uma visão a longo prazo, 36% das companhias pesquisadas planejam adquirir soluções para analisar os sentimentos dos consumidores nos próximos dois ou três anos; cerca de 33% pretendem monitorar as redes sociais.