A HP forneceu parte da infra-estrutura de Tecnologia da Informação – quiosques de autoatendimento – para a implementação do Serpro Cidadão, um projeto de inclusão digital desenvolvido pelo Ministério do Planejamento em parceria com o Serpro. “O Serpro Cidadão vai oferecer a pessoas de menor condição econômica, em dez capitais brasileiras, treinamento gratuito para o uso e acesso on-line a serviços governamentais disponíveis no website Rede Governo”, declara a coordenadora nacional do projeto, sra. Themis de Assis Brasil.
Hoje está sendo inaugurado na unidade regional do Serpro o Espaço Serpro Cidadão do Rio de Janeiro, localizada no bairro do Jardim Botânico. O Projeto Serpro Cidadão já está presente nas demais unidades regionais da empresa, nas seguintes capitais: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Belém, Fortaleza e Brasília.
O projeto Serpro Cidadão é destinado ao treinamento gratuito de cidadãos de baixa renda no uso da internet. Profissionais capacitados estarão presentes em todas as unidades, atuando como monitores e auxiliando os usuários na utilização dos serviços governamentais disponíveis on-line, no site Rede Governo. Cada Espaço Serpro Cidadão conta com três estações de trabalho conectadas à internet, uma impressora e quiosques de autoatendimento Rede Governo. As aplicações para acesso aos serviços foram desenvolvidas pelo Ministério do Planejamento.