Autor: Daniel Debow
Durante os últimos 16 anos, a Salesforce foi um guia para os consumidores e para a indústria através das principais mudanças tecnológicas. Primeiro foi a nuvem. Então vieram as mídias sociais, seguidas pelos dispositivos móveis e, agora, a capacidade de combinar matemática, computação e dados na disciplina que ficou conhecida como Data Science. Hoje, com o entusiasmo sobre o lançamento do Apple Watch, está começando a se tornar claro que as revoluções da nuvem, mídias sociais, dispositivos móveis e de Data Science estão convergindo para os pulsos das pessoas.
Como outros produtos da Apple, o Apple Watch reimagina nossa relação com a tecnologia e redefine o modo que as pessoas se engajam no local de trabalho. Dispositivos vestíveis apresentam uma tremenda oportunidade para as empresas se conectarem com os consumidores, parceiros, empregados e até mesmo produtos, de um modo totalmente novo. De fato, 68% dos executivos classificam os wearables como uma “prioridade” para suas companhias, de acordo com a Forrester Research.
É por isso que estamos tão entusiasmados em anunciar o Salesforce para o Apple Watch, projetado para trazer a tecnologia pessoal de wearables para você, o usuário empresarial. O Salesforce para o Apple Watch possui três componentes principais: a nova Analytics Cloud para o Apple Watch, o aplicativo móvel Salesforce1 para o Apple Watch e o Salesforce Wear Developer Pack para o Apple Watch.
Salesforce Analytics Cloud para o Apple Watch – Com o lançamento da Analytics Cloud no Dreamforce 2014, a Salesforce apresentou uma nova era: analytics para todos nós. Trata-se de analytics baseada na capacitação de todo mundo, cruzando o último quilômetro entre os insights e a ação. A Analytics Cloud pode utilizar dados de variedades de fontes – não apenas da Salesforce – e apresenta essas informações em uma interface móvel intuitiva. As métricas de análise de desempenho estão a apenas um toque da tela do dispositivo móvel e você pode separar essas informações em conjuntos de dado, para observar onde as equipes estão vendendo a maioria dos produtos, como seu desempenho está correspondendo às previsões, quem possui uma conta, dentre outras funcionalidades. A Salesforce Analytics para Apple Watch é um modo pessoal para você explorar dados, descobrir novos insights e interagir com dashboards e lentes. Também poderá passar o dedo pela tela para conseguir uma visualização rápida do último dashboard que viu ou usar o recurso Handoff para fazer uma transição entre um Apple Watch e um iPhone coordenadamente. Além disso, poderá fazer perguntas via o Voice Surface para consultar um relatório ou um dashboard, ou encontrar outra informação.
Salesforce1 para o Apple Watch – O Salesforce1 Mobile App já permite às pessoas a gerirem os seus negócios a partir de seus telefones. E a Salesforce1 para o Apple Watch representa o próximo passo na nossa evolução para uma força de trabalho verdadeiramente móvel. A ferramenta transmite notificações pessoais para vendedores, agentes de serviço, profissionais de marketing e muito mais, mantendo-os ligados às prioridades de negócios que mais importam. Por exemplo, gerentes de vendas podem receber um pedido de aprovação de desconto e agir diretamente a partir do relógio.
Salesforce Wear Developer Pack para o Apple Watch – Com o Salesforce Wear Developer Pack de fonte aberta para Apple Watch, mais de dois milhões de desenvolvedores do Salesforce1 podem construir aplicativos corporativos para o Apple Watch que se conectam diretamente à Plataforma Salesforce1. Com o Wear for Apple Watch, os desenvolvedores podem se concentrar no elemento mais importante da construção de um aplicativo para um wearable: a experiência do usuário.
Assim, enquanto muitos ficam imaginando como os consumidores irão se beneficiar do Apple Watch, nós queremos enfatizar o nosso entusiasmo em torno de como a Salesforce para o Apple Watch pode ajudar você a se conectar com seus clientes como nunca fez antes.
Daniel Debow é vice-presidente senior de Tecnologias Emergentes da Salesforce.