Lançado em julho deste ano pela área de Cidadania Corporativa da Samsung, o Programa Geração de Futuro já ofereceu mais de 550 horas de treinamento gratuito com foco em capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para a conquista do primeiro emprego em atividades relacionadas aos direitos do consumidor. Para celebrar esse marco, a empresa e seus parceiros realizam, neste sábado (09), no auditório da Universidade São Judas, em São Paulo, a cerimônia de formatura dos 65 alunos integrantes de duas turmas da capacitação.
Outra importante conquista a ser comemorada no evento é a inserção no mercado de trabalho de mais de 50% dos jovens da primeira turma do Geração de Futuro. “Se eu não tivesse realizado esse curso, acredito que ainda estaria à procura de um emprego”, afirma Martinha Almeida Jesus, que já está trabalhando na Central de Atendimento ao Cliente da Samsung.
Realizado em parceria com o Instituto Ser+ e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o curso desenvolveu uma metodologia baseada em três pilares: autoconhecimento, autoestima e descoberta do talento, além de incluir conteúdo da Escola Nacional de Defesa do Consumidor em sua programação. Os jovens selecionados contam com um plano operacional de formação de 276 horas divididas em módulos sobre comunicação, negociação, ética, finanças e empatia, direitos do consumidor, capacitação técnica de produtos, e sessões mensais de coaching.
“Entendemos que a educação é o principal caminho para desenvolvermos a empregabilidade e mudarmos, de fato, a vida desses jovens. A iniciativa transcende a formação técnica e abrange competências socioemocionais e de comunicação tão essenciais para conquistar espaço no mercado de trabalho. É muito gratificante vê-los com tamanha expectativa e vontade de aproveitar as oportunidades”, explica Isabel Costa, gerente de cidadania corporativa da Samsung.