Entre os consumidores de energia elétrica do país, 78% estão satisfeitos com serviço que recebem das concessionárias, segundo matéria da Agência Brasil. A estatística é resultado da Pesquisa de Satisfação do Consumidor Residencial divulgada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, Abradee, com 25.375 pessoas em 911 municípios de 26 estados, atendidos por 46 distribuidoras que representam 98% dos consumidores do país.
Na pesquisa, são feitas três perguntas: se tem faltado energia na residência do consumidor; se a energia demora muito para voltar e se há muita variação da energia na volta do fornecimento. Os dados mostram aumento no índice em relação a 2012, de 78,2% para 78,7%. De acordo com a Abradee, o estudo serve para as empresas do setor direcionarem suas políticas de qualidade e procurarem sanar as falhas existentes.
As regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste apresentaram variação positiva no desempenho, em relação ao ano anterior. O Sul teve aumento de 2,2 pontos percentuais no ano, alcançando 87,6% de satisfação. O Nordeste registrou 78,8% de aprovação (melhor resultado em 15 anos) e o Centro-Oeste passou de 66% para 67,7%. Já a região Sudeste apresentou redução de 79,9% em 2012, para 78,8% em 2013, dentro da margem de erro da pesquisa.