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Jones Sabino, arquiteto da Prime Control responsável pelo projeto

Seguros Unimed tem ganho operacional de R$ 100 milhões com ajuda de robôs

Com automação, empresa entrega mais eficiência e melhor experiência ao cliente

A Seguros Unimed anunciou que, em termos de ganho operacional, as estimativas da empresa já ultrapassam os R$ 100 milhões como resultado do uso de mais de 30 robôs em funcionalidade criados na parceria com a Prime Control. Dos mais simples aos mais complexos, os mesmos fazem, por exemplo, a leitura inteligente de documentos tais como processos de certidões de óbito. 

De acordo com Jones Sabino, arquiteto da Prime Control responsável pelo projeto, quando procurada pela Seguros Unimed, a empresa se deparou com um desafio: desenvolver uma solução de RPA – Automação de Processos Robóticos – para a área de sinistros de saúde. Somente dentro desta área os reembolsos médicos e outros sinistros da rede de saúde são pagos em um volume de cerca de R$ 1 bilhão por ano. Para o executivo, “era evidente a necessidade de ter uma automação que fosse ágil, tanto nas análises de cada cliente, quanto nos pagamentos de reembolsos”. 

O especialista da Prime Control conta que a Seguros Unimed já possuía um robô responsável pela área de sinistros de saúde, “mas com algumas ineficiências por se tratar de um sistema ultrapassado, como: altos custos de licença e manutenção, além da limitação ao desenvolver a automação dos processos em si. Por se tratar de uma primeira geração de RPA, o antigo robô não viabilizava a rapidez necessária para trazer retorno financeiro suficiente para a demanda do momento”. 

Foi durante a análise dos requerimentos que o time da Prime Control chegou à conclusão da necessidade de uma solução gerada pela segunda geração de RPA, consistindo em tecnologias de código aberto, sem custos de licença e sem limites para seu desenvolvimento. Desta forma, foi utilizada a nuvem programada para que os custos que são atrelados à aplicação fossem apenas com base nas horas utilizadas, gerando otimização e maior economia de tempo e dinheiro.

O responsável pelo projeto explica que a parte prática foi realizada a partir da prova de conceito (PoC) para comprovar a eficiência do mais novo robô. “O objetivo era provar que todo o processo do reembolso poderia ser inteiramente tecnológico e independente, sem a necessidade de ter algum funcionário ditando comandos. Desta forma, possibilitaria a capacidade de suprir toda a demanda que a Seguros Unimed tinha no momento e, até mesmo, que viria a ter. Devido ao grande sucesso, a companhia logo optou por colocar o robô em produção o mais rápido possível, demorando apenas um mês para ser desenvolvido e aplicado”. 

Logo na primeira semana, o robô analisou todo o material que estava pendente, confirmando sua eficiência. A média de tempo para reembolso ganhou uma redução de oito minutos para 30 segundos, com isso o departamento passou de 16 para 7 pessoas, que foram realocadas em outras funções. “A experiência do cliente teve um enorme salto de eficiência. Alguns segurados chegam a receber o reembolso em apenas 24 horas, um tempo record. Além de melhorar o relacionamento com o cliente, a Seguros Unimed teve uma economia de aproximadamente R$ 20 milhões”, garante o especialista.

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