Um software de Customer Relationship Management (CRM), todo baseado em ferramentas de inteligência artificial. Esse é o Kemel CRM, solução que sugere opções de compras otimizadas para cada cliente, nas quais além do pedido original constam outros produtos baseados no perfil daquele consumidor. Essa tecnologia foi desenvolvida pela Kemel, empresa residente da Incubadora da Coppe/UFRJ.
O Kemel CRM possui tecnologia integrada de business intelligence. Seu sistema realiza um levantamento global e analítico do cliente, com descrição de seu perfil social e econômico, gostos e preferências, permitindo que as empresas ofereçam produtos e serviços cada vez mais customizados.
O programa foi todo desenvolvido em Java, usando tecnologia J2EE, e funciona nas plataformas Linux, Windows e Mac. A tecnologia do software permite ainda uma interatividade com outros sistemas do cliente como o de vendas e de reservas. Além disso, o Kemel CRM pode ser acessado através de qualquer computador via web, sem a necessidade de instalação de um software adicional.
O software trabalha também com sistemas de alertas inteligentes capazes de avisar quando as vendas de um determinado produto estão baixas demais, quando um cliente está há um bom tempo sem realizar pedido, ou, ainda, averiguar quais clientes estão insatisfeitos e as suas razões.