Durante cinco meses o Submarino – www.submarino.com.br – desenvolveu projeto de personalização do site. Os clientes que efetuaram compras recentemente terão suas páginas personalizadas através do acesso a um link na home page da loja virtual.
Para montar a página personalizada do Submarino, o sistema de data mining cruza as informações sobre o comportamento de compra de cada consumidor com modelos de propensão a futuras compras, desenvolvidos a partir da análise conjunta e contínua do histórico de clientes da empresa.
O conceito de data mining está se tornando cada vez mais popular como uma ferramenta de gerenciamento de informação e também conhecido como Mineração de Dados, é um processo analítico projetado para explorar grandes quantidades de dados, relacionados a negócios, mercado ou pesquisas científicas na busca de padrões consistentes.
O processo implica em três etapas: exploração, construção de modelo ou definição do padrão e validação. O data mining é parte de um processo maior de conhecimento, denominado Knowledge Discovery in Database (KDD), que consiste na estruturação de banco de dados, na seleção, preparação e pré-processamento, na transformação, adequação e redução da dimensionalidade dos dados, no processo de data mining e nas análises, assimilações, interpretações e conhecimento extraído do banco de dados.