Mesmo diante das muitas evidências das vantagens da IA nos negócios, ainda há empresas despreparadas para essa nova realidade
Autor: Victor Kubota
É fato que a inteligência artificial tem transformado, de forma cada vez mais veloz, a forma como as empresas interagem com seus clientes, criando experiências mais personalizadas, eficientes e satisfatórias.
Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Zendesk, 80% dos consumidores consideram a experiência de consumo tão importante quanto os produtos ou serviços oferecidos. Além disso, 63% esperam que as empresas utilizem IA para personalizar suas experiências.
É por isso, que podemos afirmar que a IA permite que as empresas:
Personalizem interações: por meio da análise de dados, as empresas podem entender melhor os hábitos de compra e preferências dos clientes, oferecendo recomendações personalizadas.
Atendimento automatizado: chatbots e assistentes virtuais proporcionam suporte 24/7, respondendo rapidamente e de forma humanizada a perguntas comuns e reduzindo o tempo de espera.
Antecipem necessidades: a análise preditiva que a IA oferece permite que as empresas identifiquem tendências e comportamentos, possibilitando ajustes proativos em suas ofertas.
Mesmo diante das muitas evidências das vantagens da IA nos negócios, ainda há empresários despreparados para essa nova realidade. Por isso, é importante promovermos, cada vez mais discussões sobre o tema e sabermos aproveitar ao máximo as oportunidades proporcionadas pela IA, tais como:
Investir em tecnologia: adotar ferramentas de IA que permitam automação e análise avançada de dados é fundamental. Isso inclui chatbots, sistemas de recomendação e plataformas de CRM inteligentes.
Treinamento e capacitação: as equipes devem ser treinadas para trabalhar com tecnologias de IA e entender como utilizá-las para melhorar o atendimento ao cliente.
Foco no feedback do cliente: as empresas devem implementar mecanismos para coletar e analisar feedbacks dos clientes, utilizando essas informações para aprimorar continuamente suas ofertas.
Por fim, a IA e a IA GEN já são uma realidade no mundo dos negócios e têm tido papel fundamental na experiência do cliente. Por meio dela as empresas serão capazes de capturar e processar críticas e sugestões de maneira organizada, priorizando as questões que mais impactam a experiência dos clientes.
Victor Kubota é CPO da GOK.