Eduardo Mônaco, diretor presidente da ClearSale

Tentativas de fraudes no Brasil representaram R$5,8 bi em 2022

Estudo da Clearsale que mapeia o cenário de golpes no e-commerce brasileiro aponta 5,6 milhões ações de cunho fraudulento no ano

Durante o ano passado, o Brasil registrou 5,6 milhões de tentativas de fraudes no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro, de acordo com o Mapa da Fraude da ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco. O estudo analisou 312,2 milhões de pedidos realizados no e-commerce brasileiro, feitos via pagamento por cartão de crédito, que totalizou R$5,8 bilhões em ações fraudulentas. Em comparação com 2021, as tentativas de fraude apresentaram uma queda de 0,3%, mas os valores ainda foram 4,8% maiores.

Este levantamento da Clearsale apresenta dois novos recortes. Um deles é o “Ticket Médio das Fraudes”, que teve um aumento em comparação com o ano passado, registrando R$1.046, em 2022, contra R$981, em 2021. E o “Marketplace”, vertente que apresentou 972 mil tentativas de fraudes, e seu ticket médio da fraude é de aproximadamente 2,4 vezes dos pedidos positivos.

Para Eduardo Mônaco, diretor presidente da ClearSale, os números apontam um crescimento controlado no número de tentativas de fraudes, em razão da desaceleração do comércio eletrônico. “Como era esperado, o ano de 2022 foi marcado por um crescimento moderado do e-commerce brasileiro e pelas incertezas financeiras do consumidor para este ano. Tais fatores contribuíram para a queda diante dos anos anteriores, porém, o período ainda apresentou altos números de golpes, e os consumidores e varejistas precisam ficar atentos”.

De acordo com o executivo, “o número de fraudadores no e-commerce é equivalente à quantidade de consumidores que migram para o varejo digital todos os dias, tendo em vista que os golpistas procuram vigiar os comportamentos destas pessoas para enganá-las. Algumas das principais ferramentas utilizadas são a fragilidade emocional dos consumidores, que acabam sendo atraídos pelas falsas narrativas criadas e a exclusão digital, fortemente presente no Brasil. É imprescindível que as instituições possuam medidas firmes para combater este crime”.

Entre as categorias que mais sofreram tentativas, estão celulares (8,2%), com ticket médio de R$ 2.650, eletrônicos (8,0%), representando R$ 2.442 e informática (4,3%), com R$ 2.589. Estas também foram as líderes em 2021, com apenas uma mudança: o terceiro lugar foi ocupado pela categoria automotivos, que este ano segue para o quarto lugar (3,4%). Segundo Mônaco, estas categorias apresentam maior liquidez, facilidade de transporte e alta procura em mercados paralelos, por isso ocupam a liderança quase todos os anos.

Tentativas por região

Assim como no ano anterior, a região Norte segue na dianteira, com o maior índice de tentativas de fraude sobre a quantidade total de transações, sendo 3,4%. Ela também é a primeira no ranking do ticket médio da tentativa de fraude com o valor de R$1.420,00. Seguida pelo Nordeste (2,8%); Centro Oeste (2,5%), Sudeste (2,1%) e Sul (1,1%).

Gênero

O Mapa da Fraude mostra que o público masculino é o que mais sofre com tentativas de fraudes, sendo 3,1%, enquanto o público feminino representa 1,5% do número de fraudes. Em relação à faixa etária, pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas, totalizando 4%, seguido pelo grupo de pessoas acima de 51 anos (2,1%).

Momento da Fraude

A maior concentração de tentativas de fraude é de terça a quinta-feira, onde o ticket médio da fraude gira em torno de R$1.230. Já em meses, o período de fevereiro a maio apresenta os maiores números de tentativas. Ademais, os fraudadores costumam agir de madrugada, tendo em vista que as maiores taxas de tentativas se concentram das 01:00 às 04:00.

As datas comemorativas que mais apresentaram tentativas de fraudes foram o Dia das Mães (2,5%), Dia do Consumidor (2,2%) e Dia dos Namorados (2,1%). Já a Black Friday apresentou (1%). Para Mônaco, esta data não é tão atrativa, pois possui foco em grandes promoções, o que não faz diferença para os fraudadores. Em contrapartida, neste período os golpistas procuram produtos com preços maiores, em 2022, o ticket médio dos pedidos fraudulentos foi de R$1.463, número 21,3% maior do que na Black Friday de 2021.

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