Há uma crescente influência das compras móveis no setor de viagens. De acordo com o estudo “Travel Flash Report”, da Criteo, no Brasil, 37% das reservas online de viagens foram feitas por meio de dispositivos móveis, sendo que os smartphones saíram na frente com 34%, enquanto tablets ficaram com 3% de participação. As compras feitas via desktop representam 63% do total. Na América Latina, as empresas que possuem aplicativos mobile registraram 60% de suas reservas em dispositivos móveis, o que representa um aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2016. Já as agências online têm agora quase metade (45%) de suas reservas feitas por meio de smartphones ou tablets.
Os viajantes que procuram ofertas de última hora e estadias noturnas estão impulsionando o aumento das reservas feitas por meio de aparelhos celulares. Com as plataformas móveis facilitando a aquisição de viagens de fim de semana por impulso, as buscas em smartphones e aplicativos aumentaram rapidamente e já representam 89% do tráfego de reserva de última hora. “As empresas de viagem estão recebendo cada vez mais reservas por meio de aplicativos e smartphones”, diz Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina. “A flexibilidade dessas plataformas permite que os usuários adiem a compra até o último momento”
RAIO X DAS COMPRAS ONLINE DE VIAGENS
– A taxa de conversão em aplicativos é cinco vezes maior que na web móvel e o dobro se comparada aos desktops, ficando acima da média das demais indústrias varejistas.
– Até 80% das reservas de última hora são feitas através de dispositivos móveis.
– Enquanto as empresas do setor de viagens têm uma menor proporção de reservas em aparelhos móveis, um terço (32%) de suas reservas é precedida de um clique em um dispositivo diferente, o que demonstra a importância da colaboração de dados para melhorar o desempenho no ambiente mobile.
– Em relação às estadias noturnas, 33% são pesquisadas utilizando aplicativos. Os viajantes reduzem o uso do desktop para reservar esse tipo de viagem.
– Na América Latina, as reservas móveis já são 36%, número maior que o registrado na América do Norte (22%) e na Europa (25%).
– A participação dos dispositivos móveis continua a crescer para agências online de viagens, uma vez que 45% das reservas são feitas através desses aparelhos. Esses dados estão em contraste com os das empresas do setor de viagens, com 16% de reservas móveis.