A WebMotors, portal brasileiro no segmento automotivo, adquiriu recentemente e está implementando uma plataforma de business intelligence (BI) da MicroStrategy. O projeto, que será feito em várias fases, tem o objetivo de disponibilizar informações, para as diversas áreas da empresa, dando suporte à tomada de decisão de maneira fácil, rápida e segura. O maior desafio era estruturar o grande volume de dados disponível no site, que reúne cadastros, publicidade, mais de 200 mil anúncios de veículos mensais, cerca de 8,5 milhões de usuários únicos por mês, além de automatizar os indicadores e relatórios já existentes.
Com a ferramenta de BI da MicroStrategy, os relatórios são gerados automaticamente e disponibilizados de forma pré-processada, com acesso instantâneo via web. Os analistas otimizaram o tempo com coleta e formatação dos dados, o que possibilita maior foco na análise e compreensão das informações. “A implementação do BI permitiu maior controle, segurança e agilidade dos dados e melhor compreensão das tendências dos nossos negócios, trazendo mais consistência no momento de decisão de estratégias e ações. Além de uma visão direta dos objetivos e metas, devido aos dashboards intuitivos da plataforma, do recebimento de alertas dos indicadores via e-mail e da criação de uma fonte única de informação”, ressalta Rodrigo Soler, executivo da área de Business Intelligence da Webmotors.
O projeto de BI teve início nas duas principais áreas comerciais da WebMotors: venda de anúncios para pessoa jurídica e pessoa física. De acordo com Soler, diversos tipos de informações e relatórios estratégicos são disponibilizados hoje. Já está em planejamento o uso da ferramenta no departamento de marketing. O objetivo é que, até o final de 2008, todas as áreas da empresa tenham as informações consolidadas na plataforma.