O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Algum motivo para preocupação?

Com o recente aumento da taxa de juros (selic), anunciado pelo Governo, as empresas que trabalham com concessão de crédito terão que se movimentar para buscar o equilíbrio e não registrar perdas. Algumas já estão promovendo mudanças, tanto internas como externas. Uma delas é o repasse da alta para as operações de crédito para a produção (pessoa jurídica) e consumo (pessoa física), de acordo com Miguel José de Oliveira, diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Anefac. Dessa forma, a repercussão da alta será sentida no bolso pelos consumidores.
O professor Ruy Cardoso, da Universidade Mackenzie, aponta que isso pode gerar mais casos de inadimplência. “Grande parte da população não se dá conta dessa elevação e só a percebe quando a incapacidade de pagamento aparece”, pontua. Diante desse cenário, ele já vê nas instituições que concedem crédito, caso dos bancos e financeiras, uma redução em algumas modalidades de crédito ao consumo, tentando evitar uma elevação de inadimplência. “Algumas instituições financeiras têm reduzido as operações de concessão de crédito e elevado as taxas de juros, entretanto atualmente ocorre um deslocamento do crédito de instituições privadas para instituições públicas”, explica. Ele reforça que alguns bancos se anteciparam elevando as taxas para recuperação do spread (diferença entre custo do dinheiro e as taxas praticadas na concessão do crédito) enquanto outras que praticavam taxas menores têm conseguido maior recuperação no spread.
Para o professor da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi, Marcello Gonella, ainda assim devemos ver uma redução do ritmo de concessões de crédito ao consumidor final, mas que não impactará tanto no volume da oferta hoje de total de crédito no País. “Os clientes (pessoas físicas) tomadores de crédito na modalidade de cheque especial, cartão de crédito e os clientes (pessoa jurídica) tomadores de crédito nas modalidades de conta garantida e desconto em duplicada, esses sofreram mais” afirma.

E na sua opinião, quais
possíveis mudanças serão mais impactantes com o aumento da taxa de juros? Deixe a sua opinião na enquete do Portal Crédito e Cobrança.

 Confira as matérias exclusivas do especial:

Mais seletividade, menos crescimento

Alta dos juros refletirá no bolso do consumidor
e fará com que bancos sejam mais seletivos na concessão

Com as rédeas nas mãos

Empresas já estão tomando medidas para amenizar
impacto sofrido com nova alta da taxa juros


Sem grandes perdas

Aumento da taxa de juros reduz o ritmo do
crédito, mas não gera altos prejuízos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima