Bem mais do que oferecer a redução nas taxas de juros para o financiamento de automóveis, é preciso fazer o consumidor conhecer essas vantagens. Para isso, muitas instituições financeiras investem em ações e eventos. Segundo Fábio Lenza, vice-presidente de negócios emergentes da Caixa Econômica Federal, a instituição realiza de duas a três vezes o Salão Auto Caixa a fim de incentivar a aquisição do bem. “Com o evento é possível oferecer condições diferenciadas de taxas e benefícios aos clientes. Uma das principais características é que durante o evento os nossos gerentes estão dentro das concessionárias para atender nossos clientes”, comenta.
Para Lenza, ainda, a redução das taxas de juros deve impulsionar o mercado do crédito, pois irá gerar maior volume de contratações de financiamentos. “Isso desperta o interesse do consumidor e é um incentivo para a tomada de decisão, principalmente na compra de bens. Além disso, historicamente, essa ação, aliada a outras estratégias do banco, reflete positivamente em vendas para o mercado de veículos”, explica o VP, acrescentando que o relacionamento do cliente com o banco é um dos fatores mais importantes e comumente utilizado no mercado para auxiliar na melhoria das condições de crédito para ele. “Conhecer o comportamento do cliente mitiga o risco de crédito e, consequentemente, reduz as taxas”, afirma.