Com menos risco!

0
19
Autor: Eduardo Sehnem Ferro
A palavra crédito deriva do latim credere, que significa acreditar, confiar nos compromissos de alguém. O crédito está relacionado ao ato de vender, e tal relação deve ser baseada na confiança, tanto do credor, que acredita que o devedor cumprirá suas obrigações, quanto do próprio devedor, que confia que os produtos ou serviços prestados serão satisfatórios.
Portanto, a carteira de contas a receber está ligada diretamente à concessão de crédito aos clientes para que a mesma tenha um baixo nível de inadimplência, evitando assim prejuízos decorrentes de vendas mal efetuadas. A análise de crédito bem elaborada é uma ferramenta importante no processo de vendas e captação de novos negócios. 
A análise de crédito consiste em um processo no qual se reúnem todas as informações possíveis a respeito de determinada empresa ou pessoa física; por meio dela procura-se tomar uma decisão da concessão ou não do crédito, avaliando a compatibilidade do crédito solicitado com a capacidade financeira do solicitante.
A administração do crédito é uma função tão importante quanto o processo de análise e aprovação, pois muitas vezes diante de mudanças e variações de cenários políticos e econômicos, não basta apenas analisar; é preciso acompanhar e monitorar de maneira a evitar ou minimizar os problemas decorrentes da inadimplência. 
Contudo, as empresas devem estabelecer políticas de crédito, definindo parâmetros para a concessão do mesmo e também para cobranças. Certamente quanto mais liberal for o padrão da política de concessão de crédito, maior também será o risco de inadimplência. Consequentemente, a política de cobranças deve ser mais rigorosa.
Por isso, para alcançar resultados financeiros satisfatórios, os setores de crédito e comercial devem estar bem alinhados e coordenados, ambos conhecendo as políticas de crédito e cobrança. O resultado alavancará vendas seguras, alimentando e mantendo, assim, uma carteira de clientes saudável e adimplente.
Eduardo Sehnem Ferro é controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.