Novas estratégias

0
9
O que significa RH com foco no negócio, na prática? Para Marcos Ariante, diretor executivo de Recursos Humanos da Localcred, é atuar para estabelecer ações concretas, novas filosofias de trabalho e cuidar dos resultados por meio das pessoas. “Muitas vezes se torna necessária a mudança de procedimentos, padrões, culturas que o tempo vai ditando e ficando ultrapassadas, o RH deve estar atento as novas ferramentas que contribuirão para a estratégica do negócio”, explica.
Na área de cobrança, ele explica que o foco do departamento de recursos humanos em negócio deve vir com o investimento no capital humano, nas pessoas. “O entendimento de que a superação das metas será fundamental para o crescimento profissional e financeiro do colaborador, proporcionará um ambiente competitivo e de plano de carreira para todos”, afirma.
Além disso, segundo o executivo, o RH deve se preocupar em fazer parte da rotina dos colaboradores por meio de treinamentos, monitorias, feedbacks. “O papel do RH hoje, é direcionar a empresa no caminho do crescimento, agregar valor aos departamentos, gestores, edificar um time de profissionais de alta performance que caminha segundo as estratégias do mercado e integra as ferramentas de RH com a conquista dos resultados para o negócio”, comenta.
Os desafios para os profissionais de RH, segundo Marcos, ainda está na resistência à mudança, que devem ser superados para que a empresa alcance os objetivos. “Culturas organizacionais envelhecidas e níveis de conhecimento variados são alguns dificultadores, mas a vontade e o compromisso superam estas questões quando determinadas na busca dos objetivos maiores da organização”, afirma.