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O perigo das fraudes online

Cerca de metade dos bancos e sistemas de pagamento prefere lidar com os incidentes cibernéticos depois que eles acontecem, em vez de investir em ferramentas para evitá-los. É o que revela pesquisa realizada pela Kaspersky Lab, em cooperação com a International B2B, com representantes de empresas para conhecer sua postura em relação à segurança de informações, incluindo as políticas de empresas do setor financeiro em relação à proteção contra fraudes online.
Durante a pesquisa, 48% das organizações financeiras informaram que tomam medidas para proteger seus clientes contra fraudes online visando principalmente atenuar as consequências, em vez de prevenir seus acontecimentos. Além disso, 29% das empresas de todos os setores acreditam que é mais barato e eficaz resolver os casos de fraude depois que eles ocorrem, em vez de evitar os incidentes.
De acordo com os representantes dos bancos e operadoras de serviços de pagamento, quando ocorre um incidente de fraude cibernética envolvendo a conta de um cliente, apenas 41% das organizações toma medidas para evitar que isso aconteça novamente no futuro. 36% das empresas realizam uma análise da vulnerabilidade explorada no ataque, e 38% oferecem indenizações pelas perdas. A política mais popular entre as empresas (66%) é tentar descobrir quem realizou o ataque.
“Apoiar-se exclusivamente na atenuação das consequências negativas de fraudes é o mesmo que tentar tratar os sintomas de uma doença sem buscar sua causa. Os sintomas se repetirão e a doença progredirá. A Kaspersky Lab reforça a importância da prevenção. Muitos dos principais bancos do mundo já reconheceram isso e implementaram a ´prevenção à causa primária das fraudes´, mas, assustadoramente, muitos ainda dependem da ´detecção reativa de fraudes´. A cada ano, os cibercriminosos inventam métodos de ataque mais sofisticados e o fato dos bancos não tomarem medidas preventivas possibilita um crescimento ainda maior do número de cibercrimes e do volume dos prejuízos”, declara Ross Hogan, Líder Global da Divisão de Prevenção de Fraudes da Kaspersky Lab.

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